Turistas estrangeiros dirigindo carros alugados estão causando acidentes no Japão

A polícia e lojas de aluguéis de carros estão distribuindo panfletos e pedem cautela, perto da área do Monte Fuji.

Carro estacionado na área de Kawaguchiko, província de Yamanashi (ilustrativa/banco de imagens)

Acidentes envolvendo motoristas estrangeiros em carros alugados estão aumentando rapidamente na área em torno dos Cinco Lagos do Fuji, uma área na província de Yamanashi.

Publicidade

No ano passado, 417 acidentes (número preliminar) ocorreram na área, cerca de 9 vezes mais do que no ano anterior, de acordo com a polícia provincial de Yamanashi.

Neste ano, 212 acidentes já foram reportados entre janeiro e março.

Residentes estão preocupados, dizendo que acidentes tornariam os passeios para visitantes menos prazerosos.

A Delegacia de Fujiyoshida, que tem jurisdição sobre a área, começou a distribuir panfletos em inglês em lojas de aluguéis de carros e pedir cuidado.

Lojas que alugam carros também estão pedindo que viajantes estrangeiros sigam as regras de trânsito do Japão.

De acordo com a polícia provincial, cerca de 26 mil acidentes de trânsito que resultaram em danos a propriedades ocorreram na província de Yamanashi no ano passado.

Cerca de 1,7 mil foram acidentes envolvendo carros alugados, e desses, 456, ou um pouco menos de 30%, envolveram carros alugados dirigidos por turistas estrangeiros.

A polícia analisou os acidentes envolvendo carros alugados que ocorreram entre janeiro de 2019 e março de 2024 dentro da jurisdição da delegacia de Fujiyoshida.

A análise descobriu que cerca de 70% eram acidentes individuais em que carros alugados atingiram cercas ou outras estruturas, enquanto colisões contaram por cerca de 30%.

De acordo com a loja da Toyota Rent-A-Lease Yamanashi, em muitos casos, carros encostam no meio fio ou em outros objetos ao fazerem curvas, devido a diferenças entre o Japão e os países de origem dos motoristas na posição do volante e outras divisões de tráfego.

Fonte: Yomiuri

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Estrangeiros fazem caça ao tesouro: games antigos do Japão

Publicado em 15 de maio de 2024, em Sociedade

Um nicho de mercado em alta no Japão são as lojas especializadas em revenda de games retrô, atraentes por estrangeiros aficionados.

Foto ilustrativa de Super Famicom com os games Axelay, Castlevania and Contra Spirits (Danny Choo/Fickr)

Com a moeda japonesa enfraquecida, os visitantes estrangeiros estão achando tudo barato no país. Mas, há estrangeiros que buscam outros produtos japoneses como carros esportivos antigos e outros que não têm nada a ver com o turismo.

Publicidade

São as lojas de games usados e o objetivo deles é encontrar exemplares retrô, que podem ser usados no Famicom, Super Famicom, Game Boy e outros dispositivos.

Em uma entrevista com um escritor especializado em games, soube-se de algo inusitado.

240 milhões de ienes pelo game Super Mario

“Devido à pandemia do coronavírus, a popularidade dos games aumentou em todo o mundo, e o retrô, em particular, estão sendo vendidos a preços elevados. Em 2021, um game em caixa fechada, em estado de novo, voltado para o NES (versão internacional do Famicom), o Super Mario Bros, foi colocado em um leilão nos Estados Unidos e vendido pelo impressionante valor de US$ 1,56 milhão, ou aproximadamente 240 milhões de ienes. E ainda os games retrô do Japão continuam atraindo a atenção dos colecionadores no exterior”, explicou.

Tem algum tesouro no armário?

turistas que vêm ao Japão só para comprar os softwares de games fabricados no Japão, país tido como meca desse tipo de computação, ao ponto de ter até roteiros de visitas.

E, com a moeda japonesa enfraquecida, os aficionados estão comprando em grande quantidade com o objetivo de revender em seus países de origem.

“Na verdade, recentemente, houve um aumento no número de pessoas que querem os games para o mercado estrangeiro”, destacou. 

São vendidos em sites de leilão como o eBay e outros, especialmente os mais populares da Nintendo como Mario, Zelda, Kirby e Pokémon, voltados para colecionadores. Por isso, são valorizados os que estão em bom estado, que tenham caixa e manual originais.

Outros populares são os games de ação e luta, enquanto os com histórias escritas em japonês não obtêm preços elevados. 

Portanto, se tem um ou mais games antigos em bom estado dormindo nas suas gavetas, podem ser um tesouro

Fonte: Asagei Biz

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - promoção Torcida BB!
Kumon - aprenda japonês e tenha mais oportunidades!