Ministério dos Transportes alerta JAL pelos recentes incidentes relacionados à segurança

Série de incidentes recentes envolvendo aeronaves da JAL poderiam ter resultado em acidentes graves.

Aeronaves da JAL no Aeroporto de Narita em Chiba (ilustrativa/banco de imagens)

O Ministério dos Transportes do Japão alertou a JAL (Japan Airlines) na segunda-feira (27) para melhorar seu registro de segurança, dizendo que uma série de incidentes recentes envolvendo suas aeronaves poderiam ter resultado em acidentes graves.

Publicidade

O alerta ocorreu dias após as pontas das asas de duas aeronaves da JAL terem colidido na área de manobra no Aeroporto de Haneda (Tóquio). Não houve feridos.

Em um incidente no início deste mês, um outro avião da JAL aguardando para decolar no Aeroporto de Fukuoka atravessou a linha de parada sem permissão, fazendo com que uma outra aeronave abortasse sua jornada.

O alerta representa um grande desafio para a CEO Mitsuko Tottori, que assumiu a posição em abril.

A primeira alta executiva do sexo feminino da companhia prometeu priorizar a segurança de clientes após uma colisão entre um avião da JAL e um da Guarda Costeira do Japão em Haneda no mês de janeiro.

Todas as 379 pessoas a bordo do A350 da JAL em chamas foram evacuadas de forma segura em 2 de janeiro, com a mídia descrevendo a escapada e sobrevivência como um “milagre”. Entretanto, 5 tripulantes no avião da Guarda Costeira morreram.

O Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo pediu à JAL que reportasse até 11 de junho sobre medidas que estava colocando em vigor para evitar que incidentes similares ocorressem novamente.

Fonte: Japan Today

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Shaken passará a ser um pouco mais rigoroso

Publicado em 28 de maio de 2024, em Cotidiano

Para quem é zeloso com o carro não verá esse item acrescentado como rigoroso. Saiba o que é e a partir de quando.

Foto meramente ilustrativa de uma pessoa com problema no carro (PxHere)

Todas as pessoas que têm em sua posse um ou mais carros de passeio precisam fazer a inspeção veicular ou shaken (車検) em japonês. Faz parte do “ritual” desde que se passe 3 anos da compra e depois bianualmente, para que possa circular pelas vias públicas. E essa inspeção é levada a sério no Japão, por isso a manutenção é feita com frequência. 

Publicidade

O custo de uma inspeção veicular varia dependendo do modelo, ano e condição do veículo. Os veículos pesados ​​e os mais antigos têm uma carga fiscal particularmente pesada e algumas pessoas podem considerar o custo da inspeção veicular um fardo. Porém, as manutenções frequentes deixam essa inspeção mais em conta.

Sabia que o shaken vai ficar mais severo? 

Foram incluídos mais itens a serem verificados, obrigatoriamente, que são os faróis

Foto ilustrativa de pessoa polindo o farol do carro (PM)

Serão inspecionados:

  • a intensidade luminosa (brilho)
  • o eixo ótico (padrão de distribuição da luz)  
  • a cor

E caso algum item não atenda aos padrões, é necessária uma nova inspeção. Por isso, antes de levar o carro para a inspeção veicular é preciso conferir esses itens para os faróis de luz baixa

Os alvos para essa inspeção são os veículos fabricados a partir de 1.º de setembro de 1998 (平成10年), portanto, os carros com mais de 25 anos de uso entram na lista. Quando o carro é antigo, o brilho das luzes poderá ser um problema a ser resolvido antes.

Calendário de implementação desses itens no shaken

A partir de agosto é obrigatório incluir a inspeção dos faróis de luz baixa

A transição será feita em 2 etapas. 

  • 1.ª etapa: a partir de 1.º de agosto de 2024 para as províncias de Hokkaido, da região Tohoku, da região Hokuriku-Shin’etsu (inclui Nagano) e Chugoku
  • 2.ª etapa: a partir de 1.º de agosto de 2026 para as províncias de Okinawa e das regiões Kanto, Chubu, Kinki, Shikoku e Kyushu 
 Fontes: MonoMax e Management Support Association

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão