Até recentemente, o Castelo de Kumamoto mantinha a posição de topo para o maior número de seguidores entre castelos japoneses.
Entretanto, no fim de maio, o de Matsumoto (Nagano) ultrapassou o de Kumamoto e se tornou o mais seguido no Instagram.
Mas o que levou a essa mudança?
Pela primeira vez, o Castelo de Matsumoto ficou em primeiro lugar entre as contas oficiais de castelos no Instagram, ultrapassando 30 mil seguidores.
O de Kumamoto, agora em segundo, ficou abaixo da marca citada, seguido pelo de Himeji (Hyogo) em terceiro.
De acordo com a cidade de Matsumoto, cerca de 20% dos seguidores do castelo são estrangeiros. Esse aumento em seguidores internacionais é uma razão importante para o aumento na popularidade.
Além disso, fotos “do castelo de ponta-cabeça” refletidas no fosso se tornaram altamente populares.
A análise da cidade de Matsumoto também aponta a facilidade de visitação ao castelo, o qual fica em local plano ao invés das montanhas, como um dos fatores em seu atrativo.
A cidade também compartilha conteúdo em vários idiomas incluindo inglês, chinês, tailandês e alemão, o que provavelmente contribuiu para sua popularidade.
A reviravolta foi uma foto publicada em janeiro de 2022
Quando o Castelo de Matsumoto iniciou sua conta no Instagram, ele tinha apenas 1.456 seguidores após 6 meses (dezembro de 2021). Entretanto, nos 6 meses seguintes, o número subiu para mais de 10 mil.
A reviravolta foi uma foto publicada em janeiro de 2022 que viralizou.
A foto, um registro de colaboração entre os Alpes do Norte do Japão e o Castelo de Matsumoto, recebeu 10 mil curtidas.
Na primavera cerejeiras, no verão vegetação fresca, no outono folhas coloridas e no inverno cenário coberto de neve tornam o castelo belo o ano inteiro.
Fonte: News on Japan, TBS