A Toyota Motor informou que apresentou as medidas para prevenir a recorrência, conforme ordem de correção do Ministério de Terras, Infraestruturas, Transportes e Turismo do Japão (MLIT), expedida em 31 de julho, por ter apresentado certificações fraudulentas das designações dos modelos para serem produzidos em larga escala.
Uma das medidas para o kaizen que constam desse documento é aumentar o número de funcionários para a certificação, chamados de “examinadores internos”, em cerca de 10% dos atuais cerca de 400, para garantir que os exames sejam conduzidos adequadamente. O plano inclui a promoção da compreensão dos serviços de desenvolvimento e certificação por parte da gestão e o reforço do sistema de governança.
A responsabilidade pela série de fraudes será refletida como cortes na remuneração dos diretores executivos e superiores no ano fiscal de 2024.
Como parte das medidas para prevenir a recorrência, a empresa estipulou que, além de fornecer educação à gestão sobre o esboço dos processos e regulamentos de trabalho de certificação, a gestão realizará inspeções periódicas dos locais de certificação e proporcionará oportunidades para um diálogo honesto com o local de trabalho.
O que é kaizen? É uma filosofia empresarial japonesa de fazer melhoria contínua. A palavra 改善 é composta dos caracteres que significam substituir por algo novo (改) para melhorá-lo (善).
Fontes: Nikkei e Kyoto Shimbun