Pelo menos 46 pessoas, incluindo 37 crianças, morreram afogadas ao celebrar um festival hindu no leste da Índia, disse um funcionário do governo à agência de notícias AFP na quinta-feira (26).
As vítimas se afogaram em incidentes separados no estado de Bihar enquanto se banhavam ritualmente em rios e lagos, cujos volumes de água aumentaram devido a uma recente inundação, disse um funcionário do Departamento de Gestão de Desastres de Bihar à AFP.
“Pessoas ignoraram níveis perigosos de água em rios, assim como lagos, enquanto se banhavam para celebrar esse festival”, disse o funcionário, o qual pediu anonimato porque ele não tinha autorização para falar com a mídia.
Os afogamentos ocorreram desde a terça-feira (24) em 15 distritos do estado de Bihar enquanto devotos marcavam o festival hindu Jitiya Parv, observado por mães pelo bem-estar de seus filhos.
Autoridades ainda estão trabalhando para recuperar outros 3 corpos, disse o funcionário.
O Jitiya Parv é realizado por vários dias e também é observado nos estados vizinhos de Uttar Pradesh e Jharkhand, e em partes das planícies sul do Nepal.
O governo do estado de Bihar anunciou compensação para cada uma das famílias das vítimas, disse o funcionário do governo.
A Índia é afetada por chuvas torrenciais e inundações repentinas a cada ano durante a estação de monções entre junho e setembro.
A monção é vital para a agricultura e, portanto, para as vidas de milhões de agricultores.
Contudo, ela também é responsável pela destruição disseminada a cada ano na forma de deslizamentos e inundações que matam centenas de pessoas por todo o sul da Ásia.
Fonte: Channel News Asia