Ex-prefeita de cidade nas Filipinas seria espiã chinesa

As impressões digitais da ex-prefeita de uma cidade das Filipinas são as mesmas de uma chinesa. Estava foragida mas foi presa na Indonésia.

Ex-prefeita da cidade de Bamban, nas Filipinas, presa na Indonésia (foto cedida pela Polícia Nacional)

A ex-prefeita da cidade de Bamban (Tarlac), nas Filipinas, Alice Guo, suspeita de ser uma espiã chinesa, foi presa em Jacarta, capital da Indonésia, na terça-feira (3), para onde havia fugido.

Publicidade

Segundo a mídia local, em março deste ano, quando as autoridades policiais deram uma batida a uma empresa de cassino online que atendia ao povo chinês, na cidade de Bamban, descobriu-se que a prefeita detinha ações da empresa proprietária do prédio que se tornou um centro do crime. Passou a ser conhecida como susposta espiã da China porque suas impressões digitais correspondiam às de uma chinesa com pseudônimo.

Alice deixou as Filipinas ilegalmente em julho deste ano e foi deposta do cargo de prefeita em 12 de agosto. 

Seria transferida para as Filipinas para ser investigada pela suspeita de lavagem de dinheiro, mas o governo da Indonésia propôs uma troca de prisioneiros, disse o Secretário de Justiça Crispin Remulla. 

Trata-se de Gregor Johan Haas, que foi preso em 15 de maio em Bogo, Cebu, depois que a Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) emitiu um aviso vermelho com base em uma queixa criminal registrada contra ele pelas autoridades da Indonésia

As autoridades indonésias o implicaram em uma tentativa de contrabandear para o país, em dezembro, um carregamento de cerâmica para piso contendo mais de 5 quilos de cloridrato de metanfetamina, também conhecido como shabu.

Remulla disse que a troca de prisioneiros pode dificultar o processo de trazer Alice Guo de volta às Filipinas

Mais cedo, na quarta-feira, o presidente Ferdinand Marcos Jr. prometeu responsabilizar aqueles que ajudaram Alice Guo a fugir do país, que é suspeita também de tráfico de pessoas e de ligações com o crime organizado chinês

Fontes: NHK, NTV e The Manila Times

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Após colisão com trem é preso por outros motivos

Publicado em 5 de setembro de 2024, em Crime

Foi preso logo após a colisão com o trem da Meitetsu, por violação de uma lei, mas depois recebeu outra ordem e foi detido de novo.

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Trabalhe no Tantra Tokyo
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão