Uma equipe de governos locais e empresas privadas no Japão desenvolveram o primeiro papel higiênico do mundo feito a partir de materiais incluindo fraldas, e tem grande esperança de que a iniciativa ajude a proteger o meio ambiente.
O papel higiênico reciclado está atualmente disponível em 7 lojas na região de Osumi na província de Kagoshima e na de Miyazaki, ambas em Kyushu.
O projeto foi conduzido pelas cidades de Shibushi e de Osaki em Kagoshima, em colaboração com empresas privadas.
Os 2 municípios, os quais têm um sistema conjunto de gestão de resíduos, começaram a reciclar fraldas descartáveis em abril ao separá-las de outros tipos de lixo durante a coleta.
Entre abril e setembro, o programa coletou 98 toneladas métricas de itens de higiene, incluindo absorventes para incontinência e lenços umedecidos, para reutilizá-los como papel higiênico.
O processo de reciclagem começa com esterilização, desodorização e branqueamento dos materiais coletados para fazê-los semelhantes a nova polpa.
Esse passo utiliza tecnologia fornecida pela fabricante de produtos de higiene Unicharm, sediada em Tóquio.
Os materiais tratados são então enviados para a fábrica de Fukyo da Poppy Paper Co. em Yame (Fukuoka) onde eles são misturados em pequenas quantidades com papel reciclado para criar papel higiênico.
Em 2 meses, a companhia produziu cerca de 30 mil rolos.
Comercializado como “Shibushi Osaki Roll”, o papel higiênico amigável ao meio ambiente foi colocado à venda em agosto ao preço de ¥400 para um pacote com 12 rolos.
O pacote destaca um gradiente de azul claro, verde e laranja, simbolizando as cores oficiais de Shibushi junto com o azul de Osaki.
Fonte: Mainichi