
Adultos jovens curtindo música com esses dispositivos (PM)
Nos últimos anos, a perda auditiva entre pessoas, da adolescência à faixa dos adultos jovens, devido ao uso de fones de ouvido e headset se tornou um problema. O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão (MHLW) também emitiu um alerta, dizendo que há relatos de que a capacidade auditiva vem diminuindo nessa faixa etária dos 10 aos 40 anos.
Tanto que alguns locais de shows emprestam protetores auriculares para as crianças se protegerem de altos ruídos. Uma vez perdida a audição, muitas vezes nunca mais retorna. Para proteger os ouvidos das crianças e jovens é preciso saber abordar o som na vida diária.
O especialista em otorrinolaringologista, doutor Yohei Maeda, dá conselhos proativos.
Fones de ouvido podem ser úteis mas há alertas
Os fones de ouvido e headsets são amplamente utilizados em diversas situações, como deslocamento, trabalho, prática de exercício físico e hobbies, mas é importante estar ciente de que eles estão constantemente exercendo pressão sobre os ouvidos.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que mais de um bilhão de pessoas entre 12 e 35 anos correm risco de perda auditiva devido à exposição prolongada à música alta, games e outras situações.
A OMS também destacou os perigos do uso inseguro de equipamentos de áudio e do volume alto em shows. No Japão, também há temores de que a perda auditiva se espalhe entre as gerações mais jovens, com a condição agora sendo chamada de perda auditiva por fones de ouvido.
Outra razão para o problema é que, quando ocorre perda auditiva grave, a audição não se recupera.
Consequências graves com o uso constante dos fones de ouvido
- Impacta no cotidiano pois não consegue ouvir os sons e ruídos importantes
- Queda da sensação do perigo que deveria proteger a pessoa
- Afeta a comunicação com os familiares e amigos
- Queda da autoconfiança
- Aumenta o risco de doenças mentais, como demência
- Risco de ficar socialmente isolado, além de desenvolver depressão

Infográfico: Yahoo!
A perda auditiva também pode dificultar a comunicação com outras pessoas, levando à queda da autoconfiança e a uma maior sensação de isolamento. No entanto, a perda auditiva não se refere apenas à dificuldade de ouvir conversas ou música.
Por exemplo, quando está prestes a se envolver em uma colisão com um carro, mesmo que alguém ao seu redor grite “Perigo!” ou outro soe a buzina, poderá não ouvir e acabar se envolvendo no acidente. Também foi apontado que pessoas com perda auditiva correm maior risco de demência.
Prevenção e medidas para perda auditiva
Da perspectiva da OMS, há um número crescente de jovens com perda auditiva por causa desses dispositivos. Os jovens do mundo inteiro adoram ouvir música em alto volume.
É importante que essas pessoas saibam que é uma atitude arriscada. É fácil perceber que as casas de show são lugares onde as pessoas ficam expostas a ruídos altos, mas eu também gostaria que as pessoas que têm o hábito de ouvir música em altos volumes no cotidiano fossem cientes dos riscos.
Quando é jovem, é difícil dizer se o ouvido interno foi levemente danificado. Se o dano for pequeno, se recuperará com o tempo. Portanto, se estiver exposto a ruídos em altos volumes, é importante descansar os ouvidos por um tempo.
Quantos jovens ficam presos em frente ao computador ou ao smartphone com fones de ouvido por causa de um game ou enquanto fica nas redes sociais?
Que parte da estrutura do ouvido estressa e causa perda auditiva em jovens?

Usando fones de ouvido para game (PM)
A resposta é o ouvido interno, especificamente a parte chamada células ciliadas. As partes chamadas estereocílios, podem cair ou ser danificadas se expostas a ruídos altos.
Uma vez danificadas além de um certo nível, a função dos folículos capilares ou células capilares não pode ser restaurada. É por isso que medidas especiais são necessárias.
O que fazer
Gostaria que as pessoas tomassem medidas para evitar a exposição ao ruído e, se soubessem que têm perda auditiva, gostaria que consultassem um otorrinolaringologista o mais rápido possível. A perda auditiva também pode ser percebida como zumbido nos ouvidos ou uma sensação de bloqueio nos ouvidos.
Ao ouvir música com fones de ouvido se pode usar o cancelamento de ruído para manter o volume o mais baixo possível. Se tem um iPhone, pode usar um aplicativo para descobrir qual nível de decibéis está ouvindo no momento. Essa é uma boa forma de verificar o volume e se prevenir.
Em shows muito barulhentos, recomendamos que considere usar protetores auriculares.
Pais e mães com filhos adolescentes devem ficar atentos e orientá-los para os cuidados, além de ressaltar as consequências descritas acima.
Fonte: Yahoo!