Anderson, acusado de duplo homicídio qualificado no Japão vai a júri popular no Paraná

Finalmente o brasileiro preso em SP irá a júri popular na Justiça Federal do Paraná, por duplo homicídio qualificado da esposa e filha em Osaka, em 2022.

Empregos no Japão - Konishi Sangyo
duplo homicídio qualificado

Fotos do brasileiro Anderson Robson Barbosa, réu no Paraná, Brasil (Pol. Osaka)

​O brasileiro Anderson Robson Barbosa, paranaense, acusado por duplo homicídio qualificado contra a esposa Manami Aramaki, 29, e a filha Lily, 3 anos, na cidade de Sakai (Osaka), no Japão, em 21 de agosto de 2022, vai a júri popular, conforme decisão da Justiça Federal do Paraná (JFPR), no Brasil, na quinta-feira (10), horário de Brasília.

Publicidade

A sentença de pronúncia do juiz federal Guilherme Roman Borges, da 13.ª Vara Federal de Curitiba, reconhece que há indícios de um caso de crime doloso contra a vida.

“Por ora, há o convencimento suficiente da materialidade do fato e da existência de indícios suficientes de autoria ou de participação do acusado”, justificou o magistrado. O juiz federal manteve a prisão preventiva do réu, que ocorre desde julho de 2023.

Uma ação penal pública contra Anderson foi movida pelo Ministério Público Federal (MPF). A denúncia foi apresentada em razão de pedido de Cooperação Jurídica Internacional formulado pelas autoridades japonesas, diante da notícia de que o acusado havia retornado ao Brasil.

A competência da Justiça Federal foi fixada em razão da extraterritorialidade da lei penal brasileira, considerando a capital do estado onde por último o acusado residiu antes de deixar o país.

O londrinense teve mandado de prisão preventiva expedido pela 13.ª Vara Federal de Curitiba em julho de 2023, sendo capturado dias depois em São Paulo, e encaminhado à capital paranaense.

Testemunhas do duplo homicídio qualificado e defesa de Anderson

Filha e esposa, vítimas do duplo homicídio qualificado, na residência da família (MBS)

As testemunhas do caso, todas residentes no Japão, foram ouvidas entre os dias 26 de novembro e 4 de dezembro pela JFPR, de modo remoto (online) e em horário alternativo, por conta do fuso-horário entre os países. O acusado por duplo homicídio qualificado (esposa e filha) foi o último a ser ouvido, conforme protocolo da Justiça.

O MPF requereu a pronúncia do acusado nos termos da denúncia, com a manutenção de todas as qualificadoras e causas de aumento de pena: “motivo fútil (não aceitar o divórcio e possível perda do visto de permanência no Japão); de forma cruel, dificultando a defesa da vítima, e em razão da condição do sexo feminino (feminicídio), no contexto de violência doméstica e familiar e com menosprezo à condição de mulher”.

A defesa de Anderson sustentou o afastamento das qualificadoras do motivo fútil e feminicídio em relação à esposa, e da qualificadora de assegurar a impunidade de outro crime em relação à filha.

Duplo homicídio qualificado: cruel e por motivo fútil

Quando Anderson foi preso em São Paulo (Polícia Federal)

Ainda não há data prevista para o julgamento de Anderson pelo Tribunal do Júri da Subseção Judiciária de Curitiba, pela suposta prática de duplo homicídio qualificado. Em relação à esposa, o réu responderá pelas razões do motivo fútil, do meio cruel, do recurso que dificultou a defesa da vítima e feminicídio. Quanto à filha, pelas razões do meio cruel, do recurso que tornou impossível a defesa da vítima, para assegurar a impunidade de outro crime e contra menor de 14 anos.

Como não há tratado de extradição entre Japão e Brasil, as autoridades brasileiras estão dando prosseguimento aos procedimentos judiciais a pedido do governo japonês por “punição indireta” ou dairishobatsu (代理処罰) na terminologia jurídica nipônica. 

Fontes: TRF, Tribunal PR e FNN

+ lidas agora

> >

Empregos no Japão abril - 2025 - Jobs Online As melhores empreiteiras do Japão, vagas de empregos atualizadas, busque por província. clique para acessar >>

Vamos Comentar?

--

Pavilhão Brasil na Expo 2025 traz mensagem importante para o mundo

Publicado em 13 de abril de 2025, em Tome Nota

O Pavilhão Brasil faz uma convocação de transformação para a humanidade, conforme destaca a cenógrafa Bia Lessa, responsável pela curadoria do local.

O Pavilhão Brasil faz uma convocação de transformação para a humanidade, conforme destaca a cenógrafa Bia Lessa (foto/divulgação)

O Pavilhão Brasil, na Expo 2025, coordenado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), será inaugurado na segunda-feira (14).

Publicidade

“Vivemos em um mundo onde não há fronteiras, especialmente quando falamos em crise climática e desigualdade social, são desafios enfrentados por todas as nações, de garantir a existência humana no planeta.

O Brasil tem uma mensagem importante para o mundo e nosso pavilhão mostrará isso”, enfatiza o Presidente da ApexBrasil, Jorge Viana.

Pavilhão Brasil faz uma convocação de transformação para a humanidade, conforme destaca a cenógrafa Bia Lessa, responsável pela curadoria do local.

Nos mil metros quadrados, divididos em dois edifícios, o Pavilhão Brasil está cheio de surpresas ao visitante.

A cada passo uma nova descoberta e uma nova provocação por meio da arte criada por Bia Lessa.

Revestido na cor dourada, o exterior do Pavilhão representa luz, energia e renovação do sol. “Queremos expressar a diversidade. O importante é que tudo esteja relacionado e conectado”, enfatiza Bia Lessa.

Amizade

O Brasil e o Japão têm fortes laços de amizade. 2025 é um ano especial para ambos os países porque são celebrados 130 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação. Essa relação diplomática se estende por ter relação humana duradoura.
Pavilhão Brasil reflete essa união entre os dois países como na vestimenta parangolé, que unida com o símbolo hagoromos do Japão criou a sala Parangoromos.
“Estamos falando de dois países que têm talvez a mais interessante conexão cultural no mundo. A maior comunidade nipônica fora do Japão está no Brasil. A presença brasileira no país também é enorme, são milhares de pessoas conectadas.
Uma história singular, mas que pode ser referência para o mundo inteiro, de convivência, de paz e de prosperidade”, salienta o Presidente da ApexBrasil, Jorge Viana.
A cerimônia de abertura terá presença das seguintes autoridades:
  • Presidente da ApexBrasil, Jorge Viana
  • Diretor-presidente Hugo Barreto, Instituto Cultural Vale
  • Designer Bia Lessa
  • Embaixador Laudemar Aguiar, Ministério de Relações Exteriores
  • Presidente Décio Lima, Sebrae
  • Ricardo Ohtake, Instituto Tomie Ohtake
  • Deputados federais Lídice da Mata, Ana Paula Lima, Jack Rocha, Gervásio Maia
Após o corte da faixa inaugural do Pavilhão Brasil, a comitiva vai tirar fotos com a vestimenta parangolés. Depois, será guiada para visitar o interior do local conduzida por Bia Lessa e Jorge Viana. Em seguida, haverá apresentação da Embratur sobre os Biomas Brasileiras via ORV.
A Expo 2025 Osaka – Kansai, se estende até o dia 13 de outubro. Essa Exposição Universal acontece a cada cinco anos. Desta vez estarão participando 161 países, com expectativa de receber mais de 28 milhões de visitantes.

O que é ApexBrasil

A ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A ApexBrasil também coordena os esforços de atração de Investimentos Estrangeiros Diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos.
Em 2024, a ApexBrasil alcançou número recorde de 20.596 empresas brasileiras atendidas. Do total, 54% são de micro e pequeno porte. Das empresas apoiadas, 4.678 exportaram o total de US$ 141,5 bilhões, o que corresponde a 42% do total exportado pelo Brasil no ano passado.

Onde fica Expo 2025

Pavilhão Brasil estará localizado no setor Empowering Lives Zone, P26, perto da estação de trem Yumeshima, da linha Chuo do metrô de Osaka.
Expo 2025 Osaka – Kansai:

.
Wistar Japan - Novo conceito de Empreiteira no Japão width=
Wistar Japan - Novo conceito de Empreiteira no Japão
Aprenda Japonês com o método Kumon
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Casa Própria no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Passagens Aereas para o Brasil
Apartamentos para alugar no Japão
Fujiarte - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão