
O estudo mostrou que ‘concepção’ na época fria pode reduzir o risco de obesidade e de doenças metabólicas nos filhos (ilustrativa/banco de imagens)
Bebês que são concebidos no inverno têm menos probabilidade de ganhar peso quando adultos, de acordo com um grupo de pesquisadores liderados por uma universidade japonesa, cujas descobertas podem levar a novas maneiras de prevenir obesidade e doenças relacionadas ao estilo de vida.
A equipe liderada pela Universidade de Tohoku examinou 2 tipos de gordura corporal – a gordura branca, que armazena energia, e a marrom, que produz calor ao consumir energia – no estudo publicado na revista Nature Metabolism na terça-feira (8), de acordo com reportagem do Japan Times.
Quando as temperaturas corporais caem, a gordura marrom induz o corpo a queimar gordura. Sendo assim, indivíduos que têm mais gordura marrom ativa têm mais facilidade em manter seus pesos baixos.
No estudo, os pesquisadores analisaram a gordura marrom de 365 homens japoneses entre 18 e 29 anos que foram categorizados com base nos meses que eles foram concebidos.
Eles descobriram que gordura marrom estava mais ativa entre os homens que foram concebidos durante os meses mais frios entre 17 de outubro e 15 de abril do que aqueles concebidos durante meses mais quentes.
A equipe também analisou o local onde as mães estavam vivendo e o clima na época e citaram que atividade de gordura marrom mais alta estava ligada a temperaturas externas mais baixas antes da fertilização e uma diferença maior nas temperaturas diárias.
Como parte do estudo, a equipe também examinou 286 homens e mulheres com idades entre 20 e 78 anos.
A avaliação deste grupo também mostrou descobertas similares àquelas do grupo de homens em termos de uma ligação entre atividade de gordura marrom mais alta durante os meses mais frios e pontuações de índice de massa corporal mais baixo registrados.
O autor líder do estudo, Takeshi Yoneshiro, professor associado na Universidade de Tohoku, disse que as descobertas podem podem ser úteis na prevenção de obesidade.
De acordo com a hipótese da equipe, o estudo mostrou que “concepção” na época fria pode reduzir o risco de obesidade e de doenças metabólicas nos filhos ao proteger contra um declínio de gordura marrom relacionado à idade.
Entretanto, a equipe reconheceu as limitações sobre o estudo, visto que ele foi focado no Japão.
Fonte: SCMP