
O Pavilhão Brasil faz uma convocação de transformação para a humanidade, conforme destaca a cenógrafa Bia Lessa (foto/divulgação)
O Pavilhão Brasil, na Expo 2025, coordenado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), será inaugurado na segunda-feira (14).
Publicidade
“Vivemos em um mundo onde não há fronteiras, especialmente quando falamos em crise climática e desigualdade social, são desafios enfrentados por todas as nações, de garantir a existência humana no planeta.
O Brasil tem uma mensagem importante para o mundo e nosso pavilhão mostrará isso”, enfatiza o Presidente da ApexBrasil, Jorge Viana.
O Pavilhão Brasil faz uma convocação de transformação para a humanidade, conforme destaca a cenógrafa Bia Lessa, responsável pela curadoria do local.
Nos mil metros quadrados, divididos em dois edifícios, o Pavilhão Brasil está cheio de surpresas ao visitante.
A cada passo uma nova descoberta e uma nova provocação por meio da arte criada por Bia Lessa.
Revestido na cor dourada, o exterior do Pavilhão representa luz, energia e renovação do sol. “Queremos expressar a diversidade. O importante é que tudo esteja relacionado e conectado”, enfatiza Bia Lessa.
Amizade
O Brasil e o Japão têm fortes laços de amizade. 2025 é um ano especial para ambos os países porque são celebrados 130 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação. Essa relação diplomática se estende por ter relação humana duradoura.
O Pavilhão Brasil reflete essa união entre os dois países como na vestimenta parangolé, que unida com o símbolo hagoromos do Japão criou a sala Parangoromos.
“Estamos falando de dois países que têm talvez a mais interessante conexão cultural no mundo. A maior comunidade nipônica fora do Japão está no Brasil. A presença brasileira no país também é enorme, são milhares de pessoas conectadas.
Uma história singular, mas que pode ser referência para o mundo inteiro, de convivência, de paz e de prosperidade”, salienta o Presidente da ApexBrasil, Jorge Viana.
A cerimônia de abertura terá presença das seguintes autoridades:
- Presidente da ApexBrasil, Jorge Viana
- Diretor-presidente Hugo Barreto, Instituto Cultural Vale
- Designer Bia Lessa
- Embaixador Laudemar Aguiar, Ministério de Relações Exteriores
- Presidente Décio Lima, Sebrae
- Ricardo Ohtake, Instituto Tomie Ohtake
- Deputados federais Lídice da Mata, Ana Paula Lima, Jack Rocha, Gervásio Maia
Após o corte da faixa inaugural do Pavilhão Brasil, a comitiva vai tirar fotos com a vestimenta parangolés. Depois, será guiada para visitar o interior do local conduzida por Bia Lessa e Jorge Viana. Em seguida, haverá apresentação da Embratur sobre os Biomas Brasileiras via ORV.
A Expo 2025 Osaka – Kansai, se estende até o dia 13 de outubro. Essa Exposição Universal acontece a cada cinco anos. Desta vez estarão participando 161 países, com expectativa de receber mais de 28 milhões de visitantes.
O que é ApexBrasil
A ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A ApexBrasil também coordena os esforços de atração de Investimentos Estrangeiros Diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos.
Em 2024, a ApexBrasil alcançou número recorde de 20.596 empresas brasileiras atendidas. Do total, 54% são de micro e pequeno porte. Das empresas apoiadas, 4.678 exportaram o total de US$ 141,5 bilhões, o que corresponde a 42% do total exportado pelo Brasil no ano passado.
Onde fica Expo 2025
O Pavilhão Brasil estará localizado no setor Empowering Lives Zone, P26, perto da estação de trem Yumeshima, da linha Chuo do metrô de Osaka.
Expo 2025 Osaka – Kansai: