
Ao contrário das máfias italiana e chinesa, a yakuza ocupa há muito tempo uma zona de penumbra na sociedade japonesa (ilustrativa/banco de imagens)
O maior grupo de crime organizado do Japão, a yakuza, apresentou uma promessa por escrito às autoridades para encerrar suas guerras com grupos dissidentes, disse a polícia à AFP na quinta-feira (10).
O Yamaguchi-gumi travou guerras sangrentas com outros grupos yakuza formados por seus ex-membros que se separaram em 2015.
Altos membros apresentaram uma carta pessoalmente à polícia na segunda-feira(7) prometendo “encerrar todos os conflitos internos” e “não causar nenhum problema”, disse um oficial da polícia.
Autoridades têm vários grupos de yakuza sob vigilância especial desde 2020 pela violência intensa cometida por eles, o que limitou severamente suas atividades, como a possibilidade de usar escritórios em certas áreas.
A promessa do Yamaguchi-gumi, apresentada na província de Hyogo, pode ser destinada a relaxar as restrições, disse a polícia local.
Os planos de grupos dissidentes continuam incertos, disse um oficial da polícia de Hyogo.
Investigadores estão monitorando a situação, visto que a promessa do Yamaguchi-gumi pode ser apenas uma declaração parcial, disse ele.
Ao contrário das máfias italiana e chinesa, o yakuza ocupa há muito tempo uma zona de penumbra na sociedade japonesa
Eles não são ilegais e cada grupo tem sua própria sede em visão plena da polícia. O yakuza cresceu do caos do Japão pós-guerra a organizações criminosas multibilionárias.
Eles estão envolvidos em uma variedade de atividades, de drogas e prostituição a medidas de proteção e crime do colarinho branco.
Os grupos yakuza são há muito tempo tolerados como maus necessários para garantir a ordem nas ruas e ter as coisas feitas rapidamente – contudo duvidosas nas maneiras.
Nas últimas décadas, normas antigangue mais rígidas, tolerância social em declínio e uma economia fraca resultaram em queda progressiva na adesão.
Mesmo assim, eles representam uma ameaça à sociedade, visto que continuam a se engajar em atos criminais enquanto mantêm um perfil mais baixo, disse a Agência Nacional de Polícia (ANP) em um relatório.
Atividades criminais pela yakuza e outros estão se tornando mais complicadas com o surgimento dos grupos tokuryu, disse a polícia.
Ao contrário dos grupos yakuza com adesão organizada e estruturas hierárquicas estabilizadas, esses são grupos de indivíduos específicos.
Muitos não têm histórico criminal e são geralmente recrutados através da mídia social sob a promessa de dinheiro rápido.
Esses grupos são vistos trabalhando com grupos yakuza estabilizados, acrescentando complexidade aos cenários de crimes do Japão, de acordo com relatórios da polícia.
Tatuagens ainda são associadas com frequência à yakuza e outros elementos antissociais, embora as atitudes estejam mudando.
Fonte: Japan Today