Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurançaFujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurançaFujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Restaurante no Japão proíbe entrada de chineses ‘mal-educados’

| Sociedade

Um restaurante no Japão gerou revolta ao publicar um aviso na porta do estabelecimento o qual proíbe a entrada de clientes chineses ‘mal educados’.

Passagens aéreas no Japão - AlfainterKonishi Sangyo - Empregos no Japão

O aviso diz que o estabelecimento não aceita clientes chineses porque ‘muitos são mal educados’ (ilustrativa/banco de imagens)

Um restaurante em Osaka (província homônima) gerou controvérsia após ter publicado um aviso na porta do estabelecimento proibindo a entrada de clientes chineses porque são “mal-educados”.

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMUEmpregos estáveis no Japão - UT SURI-EMUGrande contratação em Toyama - UT SURI-EMUGrande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

O restaurante de yakitori, chamado Hayashin, foi revelado por alguns perfis na mídia social em 10 de maio por ter publicado o aviso rejeitando clientes chineses.

Escrito em chinês simplificado, o aviso diz que o estabelecimento não aceita clientes chineses porque “muitos são mal educados’.

“Um restaurante que publica um tipo de aviso desses age de maneira ainda pior do que os clientes mal-educados”, disse um usuário chinês online.

Não está claro o que levou o restaurante a publicar o aviso, mas esta não é a primeira vez que negócios japoneses agiram dessa maneira contra clientes chineses.

Em 2023, um influenciador expôs um restaurante chinês em Tóquio que publicou um aviso proibindo a entrada de chineses, escrito em chinês e coreano. O aviso também dizia em japonês que a medida era designada a “prevenir um vírus da China”.

O influenciador entrou no restaurante e confrontou os funcionários, mas foi expulso do local.

De acordo com a lei japonesa, segundo a reportagem, é permitido que restaurantes aceitem apenas pessoas que falem japonês devido a razões linguísticas, mas discriminação com base na nacionalidade ou etnia do cliente viola a constituição do Japão.

Um recorde de 36,9 milhões de turistas estrangeiros visitaram o Japão no ano passado, alta de 47,1% em comparação a 2024, excedendo o recorde de 31,9 milhões estabelecido em 2019.

O maior número de visitantes foi da Coreia do Sul, a 23,8%, seguidos por aqueles da China a 18,9%.

Fonte: SCMP


+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Japão e Estados Unidos compram mais ovos do Brasil

Publicado em 14 de maio de 2025, em Brasil

Sabia que o Brasil está exportando ovos para o Japão? Um dos motivos é o mercado interno afetado pela gripe aviária.

ovos

Foto ilustrativa (PM)

As exportações de ovosin natura e processados – do Brasil aumentaram 271% em abril em relação a 2024, para 4,3 mil toneladas, informou a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) na terça-feira (13), no horário de Tóquio. 

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMUEmpregos estáveis no Japão - UT SURI-EMUGrande contratação em Toyama - UT SURI-EMUGrande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

Isso foi impulsionado pela forte demanda, principalmente de importadores do Japão e dos Estados Unidos.

Segundo a ABPA, a receita com exportação dessa proteína foi de 10,57 milhões de dólares, um aumento de aproximadamente 253% em relação ao ano anterior.

O maior volume de exportação foi para os Estados Unidos, com 2,8 mil toneladas, gerando receita de 6,3 milhões de dólares.  

Os Estados Unidos estão aumentando as importações da Turquia, Brasil e Coreia do Sul para reforçar o fornecimento após surtos de gripe aviária.

O segundo maior destino das exportações em abril foi o Japão, com 371 toneladas, um aumento de aproximadamente 300% em relação ao mesmo mês do ano passado.

As exportações de janeiro a abril totalizaram 13 mil toneladas, um aumento de aproximadamente 134% em relação ao mesmo período do ano passado. A receita aumentou aproximadamente 153%, para 28,3 milhões de dólares.

“O mês de abril mantém o ritmo positivo das exportações de ovos, com presença crescente do produto brasileiro em mercados de alto valor e rigor sanitário.

A ampliação das vendas para os Estados Unidos e o Japão, por exemplo, reforça a confiança internacional na qualidade e na segurança da nossa produção”, destaca o presidente da ABPA, Ricardo Santin.

O aumento se deve à gripe aviária também no Japão. Assim, além do frango, os ovos brasileiros podem estar nas mesas do país do Sol Nascente. 

Fonte: divulgação 

logo