
Atletas na largada, mal tinham começado quando foram lançados ao mar (NHK)
Acontecia um campeonato de canoagem na Baía de Kumihara, na cidade de Kyotango (Quioto), quando por volta das 10h10 de sábado (17), o Corpo de Bombeiros foi acionado com o relato de várias pessoas feridas.
De acordo com as informações da Guarda Costeira de Maizuru, as canoas que participavam do Campeonato Japonês de Maratona da Canoagem, realizado na baía, viraram uma após a outra, fazendo com que cerca de 100 atletas fossem lançados no mar.
Foram resgatadas 6 pessoas que engoliram água e levadas às pressas para hospitais na cidade vizinha de Toyooka (Hyogo), mas todos estavam conscientes e suas vidas não correm perigo.
Outros cerca de 40 atletas foram retirados do mar pela equipe de resgate.
Segundo os organizadores, o campeonato começou por volta das 9h30, mas o clima mudou repentinamente e a distância do percurso foi encurtada. Então, todos foram surpreendidos por uma forte rajada de vento.
O evento esportivo, que continuaria no domingo, foi cancelado por causa dessa inesperada ocorrência.
De acordo com os dados da Agência de Meteorologia do Japão, em um ponto de observação na cidade de Toyooka, a cerca de 10 quilômetros da Baía de Kumihama, um vento de 5,1 metros soprava do sul por volta das 10h.

Cena do evento esportivo que teve que ser cancelado (NHK)
Fontes: NHK, NTV e Yomiuri