
Erupção do Monte Shinmoe gera alerta de cinzas e rochas (NHK)
O Monte Shinmoe, localizado na cadeia de montanhas Kirishima que faz fronteira entre as províncias de Kagoshima e Miyazaki, no sudoeste do Japão, entrou em erupção no fim da tarde de domingo (22). Há 7 anos que o monte não entrava em erupção.
O Escritório Meteorológico de Kagoshima informou que uma erupção ocorreu por volta das 16h37, enviando uma pluma vulcânica a mais de 500m de altura.
A pluma aparentemente se deslocou para o lado de Miyazaki, porém não há confirmação se inclui rochas vulcânicas.
De acordo com os oficiais, os moradores da cidade de Takaharu (Miyazaki) relataram queda de cinzas vulcânicas e uma câmera de segurança em Kobayashi capturou o momento da erupção.
No mês passado, a Agência Meteorológica do Japão havia reduzido o nível de alerta vulcânico para o Monte Shinmoe de 3 para 2, numa escala de 5 níveis.
Após a última erupção, as autoridades decidiram manter o alerta no nível 2, alertando que grandes rochas vulcânicas podem cair num raio de 2Km a partir da cratera e que fluxos piroclásticos podem ocorrer num raio de 1Km.
Foi também recomendado que as pessoas em áreas sob o vento permanecessem atentas à possibilidade de queda de cinzas e pequenas rochas.
Movimentos no solo continuam a sugerir que o monte está se expandindo, à medida que os terremotos vulcânicos aumentaram consideravelmente no domingo.
As erupções de magma do monte em 2011 emitiram grandes quantidades de rochas leves e cinzas, e as vibrações do ar causadas pela explosão resultaram em danos.
Fonte: NHK