A formação do primeiro tufão do ano foi anunciada pela Agência de Meteorologia do Japão (AMJ), às 9h de quarta-feira (11), no Mar da China Meridional.
Publicidade
O primeiro tufão recebeu o nome de Wutip, proposto por Macau, o que significa borboleta ou butterfly em inglês. Fazia cerca de 6 meses que não se formava esse fenômeno, desde 23 de dezembro.
Esta é a primeira vez em 9 anos que um tufão se forma depois de adentrar ao mês de junho, o quinto mais tarde já registrado.
Observando a trajetória prevista do primeiro tufão, que se formou com 994hPa, há uma grande possibilidade de que se mova lentamente para o norte e toque o sul da China, mas não deverá causar grandes danos.
Como o Wutip perde força rapidamente após chegar ao continente, é considerado improvável que chegue ao arquipélago japonês.
Mesmo que o tufão esteja longe, não se pode baixar a guarda. A partir de sexta-feira (13), espera-se que o ar quente e úmido se mova da área ao redor do Wutip, na costa sul da China, em direção à frente baiyu, à medida que se move pelo sistema de alta pressão do Pacífico.
Devido à influência desse ar úmido, espera-se que a atividade da frente baiyu se torne mais intensa no Japão.
Embora não seja um resultado direto do Wutip, há risco de chuvas mais fortes no Japão entre sexta-feira e domingo (15). Portanto, recomenda-se ficar atento às informações meteorológicas mais recentes.
A Apple surpreendeu seus fãs com os anúncios dos novos recursos para todos os seus dispositivos, incluindo o iPhone, com o iOS 26. Tem vídeo para ver os detalhes.
Se tem iPhone comemore, pois a Apple arrancou acelerada na WWDC 2025, o evento para desenvolvedores, em Cupertino, Califórnia, que começou na segunda-feira (9), horário local.
Publicidade
Entre os inúmeros anúncios, o que mais chamou a atenção dos fãs dos produtos da Maçã foi o sistema operacional unificado, o 26. Ou seja, iOS 26, iPadOS 26, macOS Tahoe 26, watchOS 26, e tvOS 26, trazendo ainda mais harmonia, mantendo as qualidades distintas que tornam cada um único.
“Esta é a nossa atualização de design de software mais ampla até agora. Meticulosamente elaborado, repensando os elementos fundamentais que compõem o nosso software, o novo design apresenta um material totalmente novo chamado Liquid Glass. Ele combina as qualidades ópticas do vidro com uma fluidez que só a Apple consegue alcançar, pois se transforma dependendo do seu conteúdo ou contexto.
Ele estabelece a base para novas experiências no futuro e, em última análise, torna até as interações mais simples mais divertidas e mágicas”, explicou Alan Dye, VP, responsável pela Human Interface.
O que muda no iPhone com o Liquid Glass
Liquid Glass (reprodução)
O iOS 26 transforma seu iPhone em um maravilhoso smartphone, como se toda a tela fosse um cristal líquido, com fluidez em tudo: botões, interruptores, controles deslizantes, texto e controles de mídia — até elementos maiores, incluindo barras de abas e barras laterais para navegar pelos aplicativos.
Os controles são feitos de Liquid Glass e atuam como uma camada funcional distinta que fica acima dos aplicativos. Eles dão lugar ao conteúdo e se transformam dinamicamente conforme os usuários precisam de mais opções ou navegam entre diferentes partes de um aplicativo.
Além disso, pode escolher imagens 3D para sua tela inicial. Isso é incrível!
No iOS 26, quando se rola a tela, as barras de abas diminuem para focar no conteúdo, mantendo a navegação instantaneamente acessível. No momento em que se rola a tela para cima, as barras de abas se expandem fluidamente.
No iPadOS e no macOS, as barras laterais atualizadas tornam aplicativos como a Apple TV ainda mais imersivos. Elas refratam o conteúdo por trás delas — enquanto refletem o conteúdo e o papel de parede do usuário ao redor — o que garante que você sempre tenha uma noção do contexto.
Esses elementos de design atualizados se aplicam a novas experiências em aplicativos como Câmera, Fotos, Safari, FaceTime, Apple Music, Apple News e Apple Podcasts.
O iOS 26 está disponível somente na versão beta, destinada aos desenvolvedores. Muitos YouTubers que são desenvolvedores já baixaram essa nova versão. Se quiser ter essa experiência, recomenda-se salvar tudo no iCloud antes.
Precisa acessar o Apple Developer no iPhone, selecione iPhone, faça login, concorde com os termos e baixe. Como sabe, só é recomendável se está disposto a ter algum tipo de risco, pois essa nova versão ainda é beta e precisa ter pelo menos 15GB disponíveis.
Se preferir, espere a Apple anunciar o novo iOS para o mundo.
O novo sistema operacional foi desenvolvido para todos os outros dispositivos da Apple, mas esta matéria foi focada no iPhone.
Elevando seu iPhone a outro nível
Imagens de tradução simultânea da letra da música e alerta de chamada de possível trote (reprodução)
A Tecnologia Apple Intelligence eleva a experiência do iPhone e ajuda os usuários a realizar tarefas com mais facilidade do que nunca, ao mesmo tempo em que desbloqueia novas maneiras de se comunicar e aproveitar melhor o conteúdo da tela.
A Tradução em Tempo Real está integrada ao Mensagens, FaceTime e Telefone para ajudar os usuários a se comunicarem em diferentes idiomas, traduzindo texto e áudio instantaneamente. A Tradução em Tempo Real é habilitada por modelos desenvolvidos pela Apple que rodam inteiramente no dispositivo, para que as conversas pessoais dos usuários permaneçam pessoais.
Genmoji e Image Playground oferecem aos usuários ainda mais maneiras de se expressar, incluindo a mistura de seus emojis favoritos, Genmoji e descrições para criar algo novo.
Fundamental para a experiência do iPhone, o aplicativo Telefone agora oferece um layout unificado que combina Favoritos, Recentes e Correios de Voz em um só lugar.
A Filtragem de Chamadas se baseia no Correio de Voz em Tempo Real e ajuda a eliminar interrupções, coletando informações do autor da chamada e fornecendo aos usuários os detalhes necessários para decidir se desejam atender ou ignorar a chamada.
Pelo menos nos Estados Unidos, oferecerá um filtro que informará se a chamada de um número desconhecido pode ser a de um suspeito, isso evita que atenda a telefonemas de golpistas. Tomara que funcione em todos os países.
As músicas e chamadas ganham um novo recurso, o de tradução simultânea. Uma pessoa que só fala japonês pode conversar com uma que só fala português que a IA da Apple faz o papel de intérprete. E, para quem ama música, mas não entende a letra, vai ter o recurso da tradução.
Há muito mais novos recursos impulsionados pela inteligência da Apple, por isso, espere o iOS 26 ser liberado para o mundo, em setembro.
Enquanto isso, assista ao vídeo com as explicações, já está no ponto, para ver o que é o Liquid Glass.
Se não tem paciência para assistir a um vídeo mais longo, assista a esse Shorts.