O envelhecimento corresponde ao processo natural que passamos de nos tornar velhos, e experimentamos várias alterações fisiológicas e morfológicas em nosso organismo, produzidas com o passar do tempo, como desidratação e perda da elasticidade da pele, perda de colágeno nos músculos, aparecimento de rugas, diminuição de massa muscular esquelética e aumento de massa gorda, aumento da inflamação no organismo, redução de produção hormonal, entre outros.
Há tipos de alimentos que aceleram ainda mais esse processo, tais como frituras, como batata frita e nuggets; carne bovina, tanto in natura como processada, em forma de bife frito ou churrasco; gordura hidrogenada e trans, encontrados nos alimentos industrializados ultraprocessados como bolacha cream cracker, lamén, embutidos, como peito de peru, linguiça e presunto e excesso de sódio e açúcar refinado, encontrados nos bolos, balas, e bebidas açucaradas.
Tais alimentos aumentam a excreção do corpo de nutrientes importantes como cálcio, reduzindo a densidade óssea, nos inflamam potencialmente, a ponto de elevar os níveis de hormônios do stress, como o cortisol, e reduzem a produção direta dos hormônios do prazer, bem estar como melatonina, serotonina e dopamina. São conhecidos como ativadores de cascatas inflamatórias, trazendo como consequência dores, predisposição a aparecimentos de doenças autoimunes, doenças cardiovasculares e ao câncer.
Já os alimentos ricos em antioxidantes e anti-inflamatórios potentes possuem a capacidade de reduzir os efeitos do envelhecimento precoce, através da diminuição do stress dos radicais livres, que são moléculas instáveis capazes de causar danos celulares, além de proteção ao sistema imunológico, aumento da massa magra, colágeno, hidratação, e melhora das funções cerebrais como memória e reflexo.
Alimentos que valem a pena introduzir diariamente para prevenção do envelhecimento
– Frutas vermelhas: morango, melancia, goji berry, blueberry, groselha, pitanga, acerola, tomate
– Uvas roxas, vinho tinto e suco de uva integral;
– Nozes, amêndoas, castanhas e amendoim;
– Frutas cítricas: laranja, tangerina, umbu, abacaxi;
– Azeite de oliva extra virgem com ph ácido, abaixo de 0.8;
– Proteínas de alta qualidade: carnes brancas como peixes e frango, frutos do mar, como camarão e lula, ovos, leites e derivados baixo em gordura;
– Grãos integrais: arroz integral, aveia, quinoa, que são ricos em antioxidantes como vitamina E e Selênio;
– Chá verde, chá preto, vermelho: Ricos em catequinas, ajudam a diminuir o envelhecimento celular.
Além disso, é fundamental destacar a importância do acompanhamento nutricional, pois a nutricionista pode fornecer orientações personalizadas para garantir que estamos obtendo a quantidade adequada de antioxidantes e outros nutrientes essenciais para o nosso bem-estar a longo prazo.
Nutricionista Silvia Tsutsumi – WhatsApp – Instagram
Veja também: Como lidar com a fome emocional
Para quem busca orientações sobre nutrição e planos de dietas alimentares personalizados, entre em contato com a Silvia. Faça uma consulta e tenha suporte de uma profissional qualificada. Há planos específicos para quem mora no Japão.
Para quem busca orientações sobre nutrição e planos de dietas alimentares personalizados, entre em contato com a Silvia. Faça uma consulta e tenha suporte de uma profissional qualificada. Há planos específicos para quem mora no Japão.