Coceiras e pele irritada podem ocorrer por motivos diversos mais simples, sem condições de saúde correlacionadas, como devido a picadas de formigas e mosquitos, suor, ou alergias a roupas com tecidos ásperos ou irritantes, como lã, assim como contato com elementos alergênicos, como ácaro e poeira. Há também a possibilidade de manifestação de irritação na pele devido a desidratação da pele, que é resolvido rapidamente com a aplicação de hidratante, associado a boa ingestão de líquidos e restrição de banhos muito demorados e quentes.
Porém há também condições subjacentes para esta ocorrência, que indicam que algo em sua saúde não está bem, e que o seu sistema imune está ativado, ou até mesmo outro órgão pode estar comprometido… Para isso irei te ajudar a compreender um pouco mais dos sinais e sintomas do seu corpo e te levarei a ter um autocuidado melhor, mas também recomendo, que, acima de tudo, a prioridade sempre será a busca por atendimento médico, principalmente com a persistência desses sinais.
Regiões de alerta
Aparecimento de irritação de pele, próximo da boca, pescoço, barriga e ao redor do ânus, coceira, pele áspera e vermelha, como se com queimadura.
– Isso pode ser sintoma de alergia alimentar, onde o alimento ou bebida teve maior contato, porém esse sintoma geralmente vem acompanhado com mais outros, como: dor de cabeça, diarreia, vômito, sonolência, dificuldade na respiração, língua edemaciada. Se caso você consumir algo e nas próximas horas ou dentro de 24 horas após ingestão tiver esta ocorrência, busque imediatamente atendimento médico, e restrição total do alimento, pois pode se manifestar de forma severa, com o fechamento da glote, parada cárdio-respiratória e coma, pois alergia alimentar é tido como um problema agudo e se cria uma janela progressiva de defesa do organismo para este corpo estranho.
Coceira + sintomas
Aparecimento de coceira e irritação da pele em todo o corpo, com olhos e pele amarelados, seguido de cansaço.
– Esse sinal e sintoma pode está relacionado a uma condição que está atingindo a vesícula biliar ou fígado, e nesse caso é necessário exames específicos para fechamento do diagnóstico, seguido de uma alimentação leve, baixo em gordura e açúcares.
Gestantes
Aparecimento de coceira em gestantes, principalmente na região da barriga/umbigo/pernas.
– Pode ser uma condição exclusivo dos hormônios da gestação, nada relacionado à alimentação. E para ser diagnosticado o ginecologista fará uma anamnese, exame físico, histórico de outras gestações, possivelmente uma biópsia de pele para análise clínica e quando fechado diagnóstico medicamentos específicos, como pomada com corticóides, remédios histamínicos seguros e uma alimentação equilibrada, antiinflamatória, rica em vegetais, frutas, legumes.
Casos crônicos
Coceiras com camadas grossas da pele, placas vermelhas, altamente pruriginosas e descamativas.
– É possível se tratar de Psoríase, uma doença autoimune, sem cura, porém estabilizada com acompanhamento dermatológico. Essa doença frequentemente acomete mais as costas, regiões do cotovelo, antebraço, couro cabeludo e umbigo. Será necessário uma alimentação que diminua a inflamação e melhore o sistema imune, com frutas/verduras e legumes presentes diariamente e restrição a ultraprocessados, embutidos, doces refinados e gordurosos.
– Bolhas d`água, seguidos de implosão, prurido, descamação, irritação e coceira: Pode se tratar de intolerância a lactose/glúten, e se diagnosticado sabe-se que tais sinais melhorarão muito com uma dieta restritiva ao açúcar do leite e a proteína do trigo.
– Há outras infinidades condições de saúde que podem levar a coceiras e irritação de pele como a Covid-19, câncer, doenças renais, lúpus, doenças psicológicas, diabetes, AVC, anemia, fungos, candidíase, herpes, etc. O tratamento varia conforme a causa, enfatizando a importância do acompanhamento médico e da colaboração de profissionais de saúde multidisciplinares, incluindo nutricionistas e psicólogos. Portanto, é fundamental reconhecer os sinais do corpo, buscar ajuda especializada e adotar hábitos alimentares e de cuidado adequados para manter a saúde da pele e do organismo como um todo.
Você pode contar comigo para obter suporte e orientação ao lidar com questões relacionadas à sua saúde e bem-estar. Estou aqui para oferecer informações úteis, esclarecer dúvidas e incentivá-lo a buscar assistência profissional quando necessário. Seja para entender melhor os sinais do seu corpo, planejar uma dieta saudável ou simplesmente para obter apoio emocional, estou disponível para ajudar no que for preciso. Juntos, podemos trabalhar para promover um estilo de vida mais saudável e equilibrado.
Nutricionista Silvia Tsutsumi
Para quem busca orientações sobre nutrição e planos de dietas alimentares personalizados, entre em contato com a Silvia. Faça uma consulta e tenha suporte de uma profissional qualificada. Há planos específicos para quem mora no Japão.