Aqui estão os 10 alimentos que mais recomendo em minha prática clínica, quando o paciente tem como objetivo o emagrecimento. Eles auxiliam na ativação metabólica, desinflamação e queima de gordura corporal, devido às suas propriedades nutricionais e capacidade de promover saciedade:
Ovos: Os ovos são ricos em proteínas, de fácil digestão e fornecem uma sensação de saciedade duradoura, o que ajuda a controlar o apetite e reduzir a ingestão calórica, principalmente auxiliando na redução da vontade em comer doces, ou outros alimentos mais palatáveis como frituras e gorduras.
Linhaça: A linhaça moída é uma excelente fonte de fibras solúveis, possui mais fibra e menos carboidrato do que chia e aveia, e ajuda a controlar a fome, aumentar saciedade e estabilizar os níveis de açúcar e gordura no sangue. Ela também fornece energia de forma gradual, mantendo a sensação de estômago cheio por mais tempo, um verdadeiro aliado à dieta e ao controle de taxas de gordura no organismo, principalmente a localizada, intra-abdominal.
Legumes: Os legumes como abóbora, repolho, brócolis, abobrinha, couve-flor, cenoura, possui baixo índice glicêmico e caloria, alto teor de hidratação e fibras, o que ajuda na saciedade precoce e estrategicamente elevam a quantidade do preparo alimentício, sem interferir em calorias significativas. Logo sempre oriento aos pacientes combiná-los com arroz, macarrão, massas ou em carnes vermelhas, para aumentar o volume do preparo sem ter que aumentar o per capta do alimento mais calórico. Esse manejo proporciona pratos volumosos e baixos caloricamente.
Peixes de fundo do mar: Salmão, sardinha, atum e cavala são fontes de proteína magra e ômega-3, que trata-se de uma gordura maravilhosa que ajuda diretamente a reduzir a inflamação, melhorando o metabolismo, o acelerando mais, assim como elevando a chance de ganho de massa magra, associado à atividade física. Além de promover também a sensação de saciedade duradoura.
Chá verde, macha, preto, mate, hibisco, canela e kombucha, eles são conhecidos por sua capacidade de aumentar o metabolismo, ter efeito estimulante, e auxiliador para a queima de gordura corporal. Também contém antioxidantes que podem ajudar na modulação da imunidade.
Iogurte integral: O iogurte por ser rico em proteínas e microorganismos vivos, auxiliará na plenitude gástrica, na saúde intestinal, na formação hormonal e da musculatura, se tornando uma ótima opção para encaixe em lanches da manhã, tarde e noite.
Frutas vermelhas, como morangos, tomate, mirtilos, framboesas e amoras, por serem ricas fontes de vitamina C, licopeno, antocianinas, potentes antioxidantes e antiinflamatórios, que ajudarão a acelerar o seu metabolismo, a metabolizar e eliminar mais as toxinas do corpo, além de serem baixos caloricamente, proporcionando volume, controle do apetite e redução da vontade do alimento doce.
Cúrcuma: A cúrcuma ajuda a condicionar o corpo a melhorar a liberação de toxinas, otimizando portanto o metabolismo. Ela fornece ação de sinergia ao hormônio Melatonina, proporcionando melhora da qualidade do sono, dessa forma, regulando a nossa saúde e ativando o emagrecimento.
Água: A água é um alimento base para eliminação de toxinas, troca de energia, redução da fome e aumento da saciedade, e que muitas vezes a negligenciamos nesse processo. Ela é primordial e precisa estar bem investida nesse objetivo. Sua ingestão é bem satisfatória quando a urina se apresenta amarelo clara. Tenha ela como sua principal aliada.
Salada de folhas verde: Os folhosos verde te ajudarão a reduzir a quantidade de alimentos consumidos nas refeições seguintes, principalmente se adotar o hábito de consumir como entrada.
Lembrando que o emagrecimento saudável requer uma abordagem global, com uma alimentação equilibrada e a prática regular de atividade física. Consultar uma nutricionista pode ser útil para desenvolver um plano alimentar adequado às suas necessidades individuais.
Nutricionista Silvia Tsutsumi
Para quem busca orientações sobre nutrição e planos de dietas alimentares personalizados, entre em contato com a Silvia. Faça uma consulta e tenha suporte de uma profissional qualificada. Há planos específicos para quem mora no Japão.