Conheça Rei Capoeirap um apaixonado pela cultura brasileira

Tomohiko Rei mais conhecido como Rei Capoeirap, mescla elementos da capoeira, do funk e do berimbau em um estilo único e cativante.

Tomohiko Rei mais conhecido como Rei Capoeirap é um talentoso cantor japonês cuja jornada artística é uma fusão fascinante de culturas. Sua paixão pela cultura brasileira começou enquanto estudava na Universidade de Keio, e desde então, ele se tornou um verdadeiro “embaixador da música brasileira no Japão”. Mesclando elementos da capoeira, do funk e do berimbau em suas canções, Rei Capoeirap encontrou um estilo único e cativante.

Publicidade

Sua trajetória inclui colaborações com a renomada produtora KondZilla e experiências memoráveis nas favelas do Rio de Janeiro. Este artista apaixonado pela cultura brasileira continua a surpreender e encantar o público com sua música envolvente e autêntica. Vamos conferir essa incrível entrevista?

Portal Mie: Como foi a transição de estudar na Universidade de Keio, na divisão de governo e direito (Faculdade de Direito, Departamento de Ciência Política), para se tornar um artista musical e adotar o apelido “Rei Capoeirap”?
Tomohiko Rei: Durante meus estudos, tive a oportunidade de trabalhar nas letras em japonês para um artista de K-Pop, o que me fez sonhar em seguir uma carreira na música. No entanto, a realidade não foi tão simples. Eu trabalhava em meio período em um restaurante de comida brasileira enquanto criava música em meu computador em casa.

Naquela época, eu me concentrava principalmente em produzir músicas instrumentais e de EDM. O apelido “Rei” é derivado do meu nome de capoeira. Quando segui minha namorada para Genebra, na Suíça, por nove meses, comecei a praticar capoeira localmente e também a misturar rap nas minhas músicas instrumentais. Foi assim que comecei a desenvolver o estilo “Capoeirap” (Capoeira + Rap).

Portal Mie: Você mencionou que assistiu ao filme “Only the Strong” e começou a praticar capoeira. Como essa experiência influenciou o seu interesse pela cultura brasileira?
Tomohiko Rei: Ao incorporar elementos da cultura brasileira, eu estava inicialmente focado em aprender tudo em inglês, já que, naquela época, a capoeira ainda não era muito difundida no Japão, ao contrário dos Estados Unidos, onde a cultura brasileira já tinha raízes mais profundas. No entanto, após minha primeira viagem ao Brasil, fiquei fascinado pela comida, pelo modo de vida e pelas pessoas, e percebi a necessidade de aprender português. Aprendi gradualmente o idioma, principalmente através das músicas de capoeira e das conversas com os alunos.

Portal Mie: Ao misturar funk e berimbau da capoeira em suas músicas, como foi o processo criativo? E por que escolheu essa combinação específica de estilos?
Tomohiko Rei: A fusão do berimbau da capoeira com o funk, na verdade, se encaixa bem no estilo popular atual de funk e não foi particularmente desafiadora. Por outro lado, misturar elementos da cultura japonesa, como tambores taiko, kabuki, dança bonodori e piano, com o funk representou um desafio maior. No entanto, eu estava determinado a encontrar meu próprio estilo, então acreditei que poderia combinar bonodori e funk, por exemplo.

Após criar a base de Baile de Tokyo em Tóquio, enviei os dados para Dael, um DJ de funk do Parque Bristol, em São Paulo, para fazer a mixagem. Foi um processo demorado devido à variedade de elementos musicais, mas também uma experiência de aprendizado valiosa. O resultado ficou maravilhoso com um clipe incrível do Tankobushi Funk.

Desde então, continuei a arranjar músicas brasileiras famosas em um estilo conhecido como Brega Funk e optei por um estilo mais simples e direto, como o funk brasileiro.

Portal Mie: Você já esteve no Brasil várias vezes. Qual foi a cidade que mais o impressionou e por quê?
Tomohiko Rei: Arraial do Cabo, que visitei em uma viagem de um dia a partir de Búzios, no Rio de Janeiro, me deixou uma forte impressão. A beleza natural, o mar e o clima agradável tornaram o lugar memorável. Além disso, as pessoas eram muito acolhedoras. Também me apaixonei por Arraial d’Ajuda, em Porto Seguro, Bahia, e gostaria de ter passado mais tempo lá.

Portal Mie: Como foi a experiência de trabalhar com a produtora de funk KondZilla? Como um estrangeiro, como você se sentiu ao entrar nesse meio artístico brasileiro tão renomado?
Tomohiko Rei: A equipe da KondZilla é incrível. Eles conseguem filmar todos os vídeos musicais em apenas 8 a 10 horas. O roteiro de todos os vídeos musicais é desenvolvido por mim, eu forneço referências, escolho os locais de filmagem e sou responsável por reunir amigos que participam do vídeo, além de providenciar roupas e maquiagem. Somente após todos esses preparativos podemos começar as filmagens.

Portal Mie: Sua música e estilo musical têm uma fusão única de elementos brasileiros e japoneses. Você já enfrentou algum preconceito ao tentar misturar essas culturas?
Tomohiko Rei: Sim, enfrentei. Recebi comentários desfavoráveis, como “Que b***” e “Pastel de Flango”, e até mesmo jornalistas japoneses me disseram que minha fusão não fazia sentido. No entanto, entendo que, para os amantes da cultura brasileira, essa fusão pode ser inesperada. Acredito que ainda tenho muito a aprender e a crescer, e as críticas me fazem perceber isso. Além disso, algumas pessoas da comunidade brasileira no Japão também me disseram coisas desagradáveis. Os brasileiros têm uma grande diversidade de gostos e culturas, o que eu não sabia antes, e isso foi uma lição para mim. Apesar das dificuldades, aprecio a honestidade e a diversidade da cultura brasileira.

Portal Mie: Você já esteve em várias favelas no Rio de Janeiro. Pode compartilhar uma experiência memorável que teve durante essas visitas?
Tomohiko Rei: Uma das experiência mais marcantes foi quando conheci o DJ Darth da TOS Records, que está localizado em Pavão Pavãozinho (P.P.G.), uma favela próxima à praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Entrei em contato com ele através do Instagram e o convidei para gravar a música “Bum Bum Bom Bom” e filmar o videoclipe KondZilla.

DJ Darth ajuda jovens da comunidade a criar música gratuitamente, oferecendo-lhes uma alternativa positiva para evitar caminhos negativos em suas vidas. Passei cerca de duas semanas trabalhando com DJ Darth na comunidade P.P.G., colaborando na produção da música. Às vezes, enfrentamos desafios, como falta de eletricidade em toda a comunidade ou a presença policial que nos impedia de trabalhar. Filmamos o videoclipe da música “Novinha Safadinha”, onde MC Karlton era o vocal principal e eu cantei em japonês. Este videoclipe reflete a beleza da favela P.P.G. e estará disponível em breve.

Portal Mie: Como é o seu relacionamento com a comunidade brasileira no Japão? E como você se envolve com eventos culturais?
Tomohiko Rei: Durante a pandemia, trabalhei com a Associação de Turismo de Oizumi, na província de Gunma, no Japão, para criar um videoclipe promocional. O videoclipe envolveu a participação de diversos estrangeiros residentes no Japão, não apenas brasileiros. Atualmente, sou o apresentador do evento mensal “Mundo Gastronômico Vivo” realizado pela Associação de Turismo de Oizumi, que acontece no quarto domingo de cada mês.


Eu tenho mais amigos brasileiros do que japoneses, e mantenho um relacionamento muito positivo com a comunidade brasileira. Ajudo a introduzir pessoas na vida noturna japonesa e a fazer conexões. Também realizei workshops em escolas japonesas e produzi músicas promocionais para empresas, como a música do Guaraná Antártica chamada “Baile de Tokyo.” Além disso, criei músicas com temáticas brasileiras, como o sertanejo, o piseiro e o forró, misturando português e japonês.

Portal Mie: Você recentemente gravou videoclipes no Brasil com a KondZilla. Pode nos contar mais sobre as músicas e os vídeos que serão lançados em breve?
Tomohiko Rei:Sim, estou lançando a música “Make Your Life Gostoso.” Ela tem um ritmo de funk acelerado de 150 BPM e se baseia na mistura do funk com o Volt Mix, representando um novo estilo de música funk. A mensagem da música é inspirar as pessoas a aproveitar a vida ao máximo e torná-la mais deliciosa. A letra diz: “A vida é beleza, a vida é gostosa.” O videoclipe foi filmado na chácara da família de um amigo na cidade de Cabreúva, em São Paulo. Estamos planejando lançá-lo no canal da KondZilla em dezembro ou janeiro.

Portal Mie: Quais são seus planos futuros como artista? E como pretende continuar promovendo a cultura brasileira no Japão?
Tomohiko Rei: Tenho planos de criar novas músicas em colaboração com artistas brasileiros no Japão, explorando gêneros como sertanejo, piseiro, forró e outros, com letras em português e japonês. Espero lançar um álbum em 2024.

A partir deste ano, estou envolvido na indústria do turismo em Asakusa, Tóquio. Trabalhei em uma churrascaria brasileira, onde revivi experiências culturais para turistas estrangeiros, incluindo a experiência de samurai, gueixa e quimono. Também estou programando a abertura de um bar no estilo “Buteco” em Asakusa, oferecendo comida e bebida brasileira, bem como produtos relacionados à minha marca “Baile de Tokyo.”

Além disso, este verão, em Hamamatsu, na província de Shizuoka, no Japão, produzi um novo videoclipe para a música “Batida de Coco”, filmado com uma equipe de filmagem brasileira e com a participação de muitos amigos brasileiros e artistas. Foi um projeto em colaboração com a Asteca Hinomoto, que importa o produto Baianinha.

Em última análise, meu objetivo é adicionar elementos da cultura brasileira à imagem do Japão, que é frequentemente vista como organizada e estruturada, destacando a importância de valores como amor, amizade, família e apreciação da vida. Pretendo compartilhar essa mensagem por meio da música e de atividades locais. Gosto da diversidade e da autenticidade do povo brasileiro e pretendo continuar promovendo essa cultura no Japão.

Contatos com Tomohiko Rei
Facebook:
Baile de Tokyo
Instagram:
Baile de de Tokyo
YouTube:
Baile de Tokyo TV

Reportagem
Clayton Moraes – Fotógrafo & Colunista
Fotos – cedidas

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!