Coreia do Norte lança míssil em direção ao Mar do Japão

Coreia do Norte lança míssil em direção ao Japão. Míssil poderá atingir áreas marítimas do país Veja mais.

Por volta das 9h56 de hoje (4), a NHK emitiu uma informação rápida sobre um míssil lançado pela Coreia do Norte. Segundo o Ministério de Defesa, há a possibilidade de o míssil cair nas Zonas Econômicas Exclusivas (ZEEs) do Japão, áreas marítimas com o direito exclusivo sobre os recursos marítimos.

Publicidade

Segundo o exército sul-coreano, o míssil foi lançado de Banhyon, ao norte de Pyongyang, por volta das 9h40 desta manhã. Autoridades do exército também confirmaram o lançamento do míssil.

Autoridades do governo analisaram que o míssil lançado foi o mesmo testado em 14 de maio deste ano. Neste lançamento, o míssil havia voado por cerca de 30 minutos até cair nas ZEEs e havia atingido a altitude de 2000km.

Segundo informações do governo, o míssil foi lançado com a “trajetória lofted”, que permite o míssil ser lançado em um ângulo maior do que o normal, atingindo uma maior altitude.

Após o anúncio do governo, a Guarda Costeira lançou o “alerta de navegação” por volta das 9h55. Caso um objeto estranho seja avistado, a Guarda Costeira pede para enviar-lhes um chamado de emergência. Segundo a Guarda Costeira, não houve nenhuma informação sobre navios e barcos que sofreram danos.

Desde maio deste ano, esta é a quinta vez que um míssil norte-coreano atinge ZEEs do Japão, incluindo o desta vez.

Exército coreano confirma lançamento de míssil balístico

As Autoridades de Estado-Maior do exército sul-coreano anunciaram que se trata do lançamento de um míssil balístico. Segundo as autoridades, a Coreia do Norte havia lançado diversos mísseis de curto alcance na área marítima a 200km do Mar do Japão em 8 do mês passado. As mídias norte-coreanas anunciaram que se tratava de um novo míssil e os testes foram um sucesso.

O presidente sul-coreano Moon Jae-in recebeu o relatório do exército e ordenou a realização da “Conselho de Segurança Nacional” (NSC) para as 11h30 desta manhã.

Autoridades do Ministério das Relações Exteriores, em coletiva de imprensa, disseram que “não sabemos a intenção, mas a Coreia do Norte também lançou mísseis nesta época, antes da reunião do G20. Há a possiblidade de a Coreia do Norte ter lançado para ameaçar a reunião do G20, que será na Alemanha neste ano.”

Secretário Geral do Gabinete anuncia que míssil caiu

Pouco antes das 10h30, numa coletiva de imprensa, o Secretário Geral do Gabinete, Yoshihide Suga, anunciou que “por volta das 9h39 de hoje, um míssil balístico foi lançado da costa oeste da Coreia do Norte. O míssil voou por 40 minutos e, aparentemente, caiu nas Zonas Econômicas Exclusivas do Mar do Japão.”

“No momento atual, não foram confirmadas informações sobre danos à navegações. O primeiro-ministro Shinzo Abe realizará um relatório imediatamente. O primeiro-ministro ordenou que as autoridades realizassem a coleta e análise imediata do míssil, fornecessem as informações de forma precisa e rápida, e confirmassem minunciosamente a segurança das navegações e outros. Estas foram as 3 exigências do primeiro-ministro para tomarmos as devidas medidas e nos prepararmos para uma situação imprevista”, completou o secretário.

Ministério alerta aviões sobre o lançamento do míssil

O Ministério da Terra, Infraestrutura e Transporte informou os aviões e outros sobre a situação, e os alertou sobre o míssil. Segundo o ministério, não foram relatadas informações de danos.

(Em atualização)

Fonte: NHK News

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Forte tufão Nº3 passa pela ilha principal do Japão

Publicado em 4 de julho de 2017, em Sociedade

A JMA alerta para forte chuvas e ventos com rajadas de até 144km/h com a passagem do tufão Nº3. Saiba mais.

O tufão Nanmdol avançou em terra na região de Kyushu na manhã desta terça (NHK)

O tufão Nº3 (Nanmdol) avançou em terra na região de Kyushu, na província de Nagasaki, na manhã desta terça-feira (4) acompanhado de fortes chuvas, de acordo com a Agência Meteorológica do Japão (JMA).

Publicidade

Segundo informações da JMA, o Nanmdol está se movendo na direção norte-nordeste a uma velocidade de 55km/h. A tempestade está carregando ventos de até 110km/h perto de seu centro, com rajadas de até 144km/h.

Até a noite desta terça, de acordo com a JMA, o índice de chuvas em Kyushu será de 200mm e em Shikoku 300mm. As ondas terão um aumento de 6 metros ao largo da costa de ambas as regiões.

A JMA fez uma alerta sobre deslizamentos, inundações, raios e ventos fortes.

Fonte e imagem: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão