A Alemanha continua tendo o passaporte mais poderoso do mundo, de acordo com o Henley Passport Index 2018, divulgado no início de janeiro.
Este é o quinto ano consecutivo em que o país europeu ficou no topo da lista da Henley, que leva em consideração o número de países que um portador de passaporte pode visitar sem ter um visto.
O ranking tem base em dados da Associação Internacional de Transporte Aéreo, que mantém o maior e mais compreensivo banco de dados de informações de viagens do mundo.
Cidadãos da Alemanha podem agora visitar 177 países, alta de um em comparação a 2017, de acordo com o relatório.
Em outubro, uma lista separada, o Global Passport Power Rank, produzido pela empresa de assessoria Arton Capital, nomeou Singapura como a que tem o passaporte mais poderoso no mundo. Contudo, desde então, a Alemanha recuperou sua posição de topo naquele ranking também, solidificando sua posição.
O Brasil ficou em 18º lugar no ranking dos passaportes mais poderosos do mundo juntamente com a Argentina, tendo acesso sem visto a 158 países.
Abaixo os 15 níveis de passaportes mais poderosos (a lista completa você pode ver aqui), com base no número de países que seus portadores podem visitar sem ter visto, de acordo com a Henley:
- Alemanha (177)
- Singapura (176)
- Dinamarca, Finlândia, França, Itália, Japão, Noruega, Suécia, Reino Unido (175)
- Áustria, Bélgica, Luxemburgo, Holanda, Espanha, Suíça (174)
- Irlanda, Coreia do Sul, Portugal, Estados Unidos (173)
- Canadá (172)
- Austrália, Grécia, Nova Zelândia (171)
- República Tcheca, Islândia (170)
- Malta (169)
- Hungria (168)
- Liechtenstein, Eslováquia, Eslovênia (167)
- Letônia, Lituânia, Malásia (166)
- Estônia (165)
- Polônia (163)
- Mônaco (162)
A Ucrânia (44º) e a Geórgia (53º) foram os que mais subiram na lista deste ano, aumentando em 15 e 14 classificações respectivamente, após suas recentes liberações de visto junto à União Europeia.
Paquistão, Síria, Iraque e Afeganistão continuam no final da lista do index pelo segundo ano consecutivo, com cada um tendo acesso a 30 países ou menos sem necessidade de visto.
Cristian H. Kälin, presidente do grupo Henley & Partners, acredita que a necessidade para acesso sem visto é maior do que nunca.
“Através do espectro econômico, indivíduos querem ultrapassar os obstáculos impostos sobre eles pelos seus países de origem e acessar oportunidades de negócios, financeiras, de carreira e estilo de vida em uma escala global”, disse ele.
“O Henley Passport Index mostra aos indivíduos onde eles estão no espectro da mobilidade global, revelando a força que seus passaportes têm em relação a outros passaportes”.
Fonte: Business Insider, Henley Passport Index Imagem: Bank Image