Durante o feriado de Obon, de segunda (13) a sexta-feira (17) os três consulados do Brasil – Nagoia, Hamamatsu e Tóquio – atenderão normalmente.
Em Tóquio as senhas serão distribuídas até as 13h, em Nagoia até as 12h, já em Hamamatsu até as 11h.
“Para evitar transtornos, atrasos ou até mesmo a inviabilidade de emissão dos documentos, é muito importante seguir as instruções para os serviços desejados e comparecer com os documentos exigidos”, explica o consulado de Nagoia. Em cada um das páginas oficiais dos postos há explicações sobre quais os documentos devem ser apresentados.
Devido à grande procura, como ocorre anualmente, preocupados em garantir comodidade, os postos recomendam não irem acompanhados de parentes e amigos que não necessitam de atendimento.
“O espaço no salão de atendimento se torna reduzido para acomodar todo o público, obrigando a formação de longa fila dentro e fora do salão de atendimento, podendo ocasionar possível desconforto aos presentes. Em vista do que precede, recomenda-se aos interessados que evitem, o quanto possível, trazer pessoas cuja presença não seja obrigatória no Consulado. A recomendação se estende igualmente a portadores de necessidade especiais, gestantes e idosos, preocupação que visa a proporcionar o melhor atendimento possível a todos os consulentes”, explica o Consulado-Geral do Brasil em Hamamatsu.
Essa orientação é extensiva a todos os postos. Para saber sobre os procedimentos, toque sobre o consulado desejado e será aberta a respectiva página web.
- Consulado-Geral do Brasil em Nagoia
- Consulado-Geral do Brasil em Hamamatsu
- Consulado-Geral do Brasil em Tóquio
Fontes: consulados
Foto: Wikimedia