A Agência de Meteorologia do Japão-AMJ anunciou a formação de mais um tufão. Agora são 2 tufões em direção ao arquipélago.
O de número 20 se formou na noite de sábado (18), sobre o Oceano Pacífico, próximo a Chuuk Lagoon, Micronésia. Estava praticamente estagnado, mas começou a se mover a 15Km/h no domingo (19), sentido noroeste.
De acordo com a AMJ a pressão no centro é de 1000hPa, com velocidade máxima do vento perto do centro de 18m/s e instantânea de 25m/s.
Foi nomeado de Cimaron, o que significa gado selvagem no idioma filipino. Na quarta ou quinta-feira deverá alcançar o de número 19, o Soulik.
Tufão número 19
Enquanto isso o forte, de número 19, mudou levemente o curso sobre o mar do sul do Japão. Em sentido oeste é previsto que atinja parte de Kyushu e Okinawa por volta das 3h de terça-feira (21). Mantendo a potência deverá provocar tempestade e chuva forte.
A AMJ recomenda à população da região sul do país para ficar atenta ao tufão Soulik.
Dois tufões: Cimaron deverá alcançar o Soulik
Como se fosse empurrado pelo centro de altas pressões o Cimaron deverá avançar em sentido noroeste. No meio da semana deverá alcançar o Soulik, já no mar ao sul do Japão.
Como há possibilidade de atingir em cheio quase todo o arquipélago a recomendação é ficar atento ao seu curso.
A causa da formação de tantos tufões em agosto deve-se à alta temperatura das águas do Oceano Pacífico.
Fontes: AMJ, NHK e Weather News
Imagem: WN