São raras as vezes que há necessidade de chamar por um serviço de emergência. Nessa hora, com a tensão, fica difícil buscar na memória todos os números. Por isso, é importante tê-los registrados na lista de contatos do smartphone, já que aquelas velhas cadernetas com números de telefone, todos manuscritos, já caíram em desuso.
Veja que esses números são só para os residentes no Japão.
Então, que tal pegar o seu smartphone e começar a registar os números? Cuidado para não ligar somente para teste.
Os 3 principais são para chamar a polícia, os bombeiros, a ambulância e socorro para a Guarda Costeira. Portanto, anote esses números, todos de ligação gratuita.
Lembre-se que ao chamar serão pedidos: seu nome, endereço e telefone para contato. Além disso, é preciso responder o motivo da chamada de emergência. No caso de ligar para o 119, a primeira pergunta será: “quer bombeiros (shobosho em japonês) ou ambulância (kyukyusha em japonês)?”.
Outros números de emergência
Há outros 2 números importantes, tanto para denúncia, consulta ou pedido de socorro.
No Seikatsu Shohisha Center (消費生活センター) ou Centro de Assuntos do Consumidor se pode consultar sobre vários assuntos ligados aos produtos adquiridos, quando é lesado pelo vendedor, propaganda enganosa, cooling-off (abra a matéria tocando aqui) e outros. Caso a chamada seja direcionada gerará custo.
No Jidosodansho (児童相談所) ou Centro de Assistência ao Menor pode fazer consulta, denúncia ou pedido de socorro no caso de agressão ou maus-tratis à criança e adolescente. Ou, para simplificar, no caso de qualquer tipo de violação dos direitos do menor. Saiba mais informações a respeito desse órgão tocando aqui. Caso a chamada seja direcionada gerará custo.
Números úteis
Há ainda outros números de telefone úteis na hora do apuro.
SOS para usuário de iPhone
Para quem tem o smartphone da Apple ou iPhone com iOS acima da versão 11, tem um serviço de SOS pré-instalado. Antes de mais nada é preciso abrir o app Saúde (tem um ♡ vermelho). Edite as informações na Ficha Médica e adicione um contato de emergência e, se for o caso, o 119 para chamar a ambulância, caso resida no Japão.
Para usá-lo no momento de necessidade extrema é preciso pressionar seguidamente o botão de desligar.
O ponto eficaz desse serviço de emergência do app é que ao tocar no botão de chamada será encaminhada uma mensagem para os contatos, com sua localização. Para saber mais detalhes sobre o SOS toque aqui para abrir o link da Apple, em português.
Para ler outras matérias em Dicas Especiais, toque aqui.
Fontes: governo, Web116 e Apple