Incluir os pescados pelo menos uma vez por semana faz bem à saúde. O Ministério da Saúde do Brasil recomenda pelo menos 2 vezes na semana. São nutritivos, saborosos e excelentes fontes de vitaminas A, do complexo B, D, também de minerais, além do importante DHA e EPA.
Ajudam as pessoas na prevenção da depressão, a minimizar risco de AVC e doenças do coração, principalmente os de pele azul.
Conheça os peixes de verão do Japão e veja os respectivos nomes em japonês para facilitar a compra.
Congridae ou congro
穴子 ou あなご, anago
É um peixe longo, parecido com a enguia, muito saboroso.
Em Portugal tem um prato parecido com peixada brasileira. É cozido com cebola, alho, tomate, folha de louro, azeite de oliva e vinho.
No Japão é apreciado desde a antiguidade e se serve no sushi (depois de um cozimento especial), assado na brasa com molho adocicado e colocado sobre o arroz, assado só com sal, ossos fritos bem crocantes ou casca crocante como se fosse pururuca, entre outros.
Carapau
鯵 ou アジ, aji
Este peixe de pele azul é abundante o ano todo mas no verão, até julho, é ainda de pequeno a médio mas cheio de gordura (do bem). Já os pescados no outono e inverno são maiores mas magros. Há subespécies chamadas de maaji (マアジ) e muroaji (ムロアジ), pescados em locais diferentes como Nagasaki, Kagoshima, Wakayama e Shimane.
É muito apreciado em sashimi, mas também assado ou frito.
Peixe-manteiga
疣鯛 ou イボダイ, ibodai
Dependendo da região ele tem outros nomes como ebodai em Kanto, shizu em Kansai e mochiuo em Kyushu. Quando pescado no verão está cheio de gordura do bem, tem um aroma da manteiga e carne branca, firme. Na cozinha ocidental pode prepará-lo à la meunière ou salteado na manteiga. Se gosta de sashimi, é uma boa pedida.
Pode encontrá-lo à venda seco (ibodai himono), uma forma de conservá-lo. Pode ser preparado na chapa, assado e até cozido.
Sardinha
鰯 ou いわし, iwashi
Peixe pequeno, a sardinha é riquíssima em ômega 3, que é excelente para o coração, circulação e na prevenção do câncer; uma pequena porção tem mais cálcio que o leite, tem proteínas, vitaminas D e B12, triptofano que é importante para produção da serotonina, entre outras.
Por isso é indispensável na dieta saudável, ainda mais se for fresca, com temporada no verão.
Pode ser preparada de diversas formas: assada, cozida inteira para comer os ossos e espinhos ou frita. Se for fresquinha, o sashimi é delicioso.
Enguia
鰻 ou うなぎ, unagi
A natureza é mesmo muito sábia. No auge do verão, quando as pessoas ficam com exaustão (natsubate) é quando ocorre o pico da pesca da enguia, um peixe que se parece com cobra. Além de ser rica em proteína, é riquíssima em vitaminas A, B12 e D, o que ajuda a combater essa fadiga. Tem também outros nutrientes como minerais e vitaminas, o que a torna indispensável no verão.
É muito popular assada com molho (kabayaki), fatiada sobre o arroz.
Marlim
梶木 ou かじき, kajiki
Nesta época o marlim pode ser chamado de kajikimaguro (梶木鮪) pelo tamanho e pela carne parecida com a do atum. Mas são peixes distintos. Há uma variedade de tipos como makajiki, gurokajiki, shirokaji e outros.
É riquíssimo em EPA e DHA, proteína, potássio, cálcio, retinol, vitaminas E, B12 e D. Ainda por cima a carne é saborosa, considerada nobre, e pode ser feito sashimi se for fresca.
Nos supermercados é mais fácil encontrar as fatias em bandejas, pois é um peixe grande. O preparo do marlim pode ser assado, cozido, ensopado, empanado ou em moqueca.
Olhete
間八 ou かんぱち, kanpachi
Este peixe, um dos mais saborosos, pode chegar a quase 2 metros. Só é chamado de kanpachi os que têm medida abaixo de 80cm. Os maiores recebem outros nomes.
Considerada carne nobre, quando o peixe é fresco, o sashimi tem um sabor inigualável. Mas também vai bem no shabushabu, sushi, cozido e assado com sal.
Robalo japonês ou Suzuki
鱸 ou すずき, suzuki
A característica é a carne branca, saborosa, a qual vai bem em sushi, sashimi, moqueca, cozidos em geral, assados e grelhados.
É pescado de Hokkaido a Kyushu, no mar próximo à foz de algum rio. É um dos peixes preferidos dos pescadores. Dependendo do tamanho e da região pode mudar de nome. Pelas pesquisas é um pescado consumido desde a antiguidade no Japão.
Esses foram alguns dos peixes mais famosos e que podem ser encontrados nas peixarias e supermercados. No preparo combine com as hortaliças de verão e tenha uma refeição saudável.
Tem mais matérias sobre os alimentos do verão (toque sobre as palavras em azul): hortaliças e frutas.
Bom verão!
Fontes: Shokuzai e EBC