A Agência dos Serviços de Imigração do Japão informou na terça-feira (2) que o Aeroporto de Haneda (Tóquio) passará a ter e-gates para estrangeiros a partir de 24 deste mês.
Esse tipo de portal automatizado para controle da imigração, com reconhecimento facial, agiliza o fluxo dos passageiros estrangeiros. Gradativamente, durante este ano fiscal, serão implantados também nos demais 5 aeroportos importantes como Narita, Kansai, Fukuoka, Chitose e Centrair. O de Okinawa terá a partir de julho do próximo ano.
Com o aumento de estrangeiros em visita ao Japão, além da realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Tokyo 2020, os e-gates serão eficazes para os funcionários na hora da fiscalização na entrada.
Ao confirmar que se trata da pessoa através do chip do passaporte casada com a fotografia do rosto o portal abre.
O governo brasileiro vem emitindo passaportes eletrônicos nas renovações do documento. Ele vem com chip e mais 3 itens de segurança, desde 2010.
Nos 6 principais aeroportos do país já estão instalados e-gates tanto para o controle de entrada quanto de saída dos passageiros japoneses, desde junho a novembro do ano passado.
Fontes: Chunichi, Watch Impress, PF e RFiD