Um forte terremoto de magnitude 7,3 atingiu a costa das ilhas remotas Molucas, no leste da Indonésia, neste domingo (14), assustando residentes que correram para as ruas. Contudo, nenhum alerta de tsunami foi emitido.
O terremoto ocorreu a 165Km a sudoeste da cidade de Ternate, na província de Molucas do Norte às 18h10 (hora local), a uma profundidade de 10Km, de acordo com o Serviço Geológico dos EUA- USGS.
“O terremoto foi bem forte e fez com que residentes corressem para as ruas. Muitos ficaram em pânico e ainda estão aguardando fora”, disse Mansur, oficial local de mitigação de desastres, ao AFP.
Autoridades estão avaliando a situação, mas não houve relatos imediatos de vítimas, segundo Mansur.
A província também foi atingida por um terremoto de magnitude 6,9 na semana passada, mas grandes danos não foram registrados.
A Indonésia sofre atividade sísmica e vulcânica frequentemente por causa de sua posição no Anel de Fogo do Pacífico, onde placas tectônicas colidem.
Em 2018, um terremoto de magnitude 7,5 e subsequente tsunami em Palu, na ilha de Sulawesi, causaram a morte de mais de 2.200 pessoas, com outras milhares desaparecidas.
Em 26 de dezembro de 2004, um terremoto devastador de magnitude 9,1 atingiu a costa de Sumatra e causou um tsunami que matou 220.000 pessoas em toda a região, incluindo cerca de 170.000 na Indonésia.
Fonte: Straitstimes