O governo da província de Fukuoka informou, na quarta-feira (25), sobre um surto de gripe aviária em uma granja da cidade de Munakata.
Como resultado do teste genético, descobriu-se que é um subtipo H5 altamente patogênico, por isso, foi instalada uma sede de contramedidas, às 5h30 do mesmo dia.
O Centro de Serviços de Higiene Pecuária foi notificado da morte anormal de frangos às 13h40 de terça-feira. Feito o exame, às 16h30 do mesmo dia foi confirmado vírus da influenza do tipo A em 9 das 10 aves. Outros testes foram feitos e às 5h de quarta-feira confirmou-se do subtipo H5.
Os 93,5 mil frangos de abate criados nessa granja começaram a ser sacrificados de manhã, assim que saiu o resultado. Também foi efetuado o trabalho de desinfecção do local.
Como medida preventiva o transporte ou movimentação de aves está proibido no raio de 3 quilômetros dessa granja. E no raio de 3 a 10 quilômetros nenhuma ave ou seus ovos das 6 granjas podem sair desse espaço.
Esse foi o primeiro surto de gripe aviária na província de Fukuoka, a segunda do Japão, sendo a primeira em Kagawa, com surto em 8 granjas.
Fontes: Asahi e NHK