Um avião comercial transportando mais de 60 pessoas caiu no Mar de Java no sábado (9), minutos após decolar da capital da Indonésia, Jakarta, disseram autoridades do país.
O Ministério dos Transportes da Indonésia disse que o último contato com o avião, o voo 182 da Sriwijaya Air, foi feito às 14h40 (hora local). O Boeing 737-500 tinha como destino a cidade de Pontianak, na ilha de Borneo. Na aeronave havia 62 pessoas a bordo, de acordo com um oficial da Sriwajaya Air, companhia aérea sediada em Jakarta.
Quatro minutos após decolar em meio à forte chuva, o avião, com 26 anos de uso, perdeu mais de 10 mil pés em altitude em menos de 60 segundos, de acordo com o Flight Radar, serviço de rastreamento de voo.
A Agência Nacional de Busca e Resgate disse que havia encontrado destroços nas águas ao noroeste de Jakarta que podem ser do avião, mas que a escuridão havia impedido sua busca. A área onde os destroços foram encontrados é conhecida como Mil Ilhas.
O setor de aviação na Indonésia, um país em desenvolvimento com milhares de ilhas, é assolado há muito tempo por problemas, lutando contra registros de segurança precários e rápido crescimento de companhias aéreas de baixo custo.
Fonte: NYT