Médicos na Noruega estão investigando as mortes de 23 pacientes idosos que receberam a vacina da Pfizer/BioNTech, analisando a possibilidade de que reações adversas à dose “podem ter contribuído para um resultado fatal em alguns dos frágeis pacientes”.
Os efeitos colaterais da vacina são raros e geralmente leves, mas eles podem incluir febre e náusea, que podem ser perigosos nos pacientes muito doentes e frágeis.
Após as mortes, o Instituto Norueguês de Saúde Pública atualizou suas recomendações de vacinação contra Covid-19 com mais detalhes avançados sobre imunizar idosos que são frágeis.
A nova recomendação diz que médicos deveriam avaliar cada paciente individual para determinar se os benefícios de vacinação superam os riscos de quaisquer efeitos colaterais.
Desde a quinta-feira da semana passada, 42 mil pessoas na Noruega receberam a primeira dose da vacina.
Como no caso em muitos outros países, os idosos e aqueles em casas de repouso com problemas de saúde subjacentes são os primeiros na fila a serem vacinados, visto que eles enfrentam risco maior de ficarem gravemente doentes com Covid-19.
Fonte: CNN