Esta data de 1.º de setembro foi estabelecida como o Dia da Prevenção de Desastres, por causa de um grande terremoto ocorrido nesse dia no ano de 1.923, em Tóquio, de magnitude 7,9.
Mais de 100 mil vidas se foram com essa tragédia da natureza nessa ocasião. Por isso, em 1960 foi estabelecida esta data no calendário para relembrar a população da importância da prevenção.
O Japão é um país onde pode ocorrer um terremoto de grande escala a qualquer momento, podendo devastar grande área. Além disso, os tufões costumam causar inundações e deslizamentos. Por isso, é importante que cada cidadão tenha em mente o que fazer e como se proteger.
Como a pandemia do novo coronavírus continua ainda este ano, os cuidados devem ser redobrados no caso de necessidade de evacuação. É necessário adicionar máscaras descartáveis e álcool em gel ou outro desinfetante ao kit de emergência. O motivo de recomendar as máscaras descartáveis é que no local da evacuação poderá não ter água para lavar as máscaras de tecido.
Releia a matéria sobre o kit de preservação da vida (toque aqui) para conferir se tem tudo o que precisa e verificar se não há produto vencido.
Além disso, pode ler outras matérias interessantes sobre o assunto. A vida é seu bem mais precioso. Cuide dela!
- Confira se sua casa está segura contra terremoto
- Ensine seus filhos a usarem o telefone público
- Alimentos saborosos para sua mochila de emergência
- Bracelete com 12 utilidades na emergência
- Evacuação em massa caso ocorra o megaterremoto
- Estimativa de 320 mil vítimas com o megaterremoto
Fontes: NHK e Yahoo!