O governo japonês está trabalhando para começar a administrar doses de reforço de vacina contra Covid-19 até o fim do ano, disse o secretário-chefe adjunto Yoshihiko Isozaki em uma coletiva de imprensa na terça-feira (12).
Isozaki acrescentou que detalhes como quem receberia as doses de reforço primeiro e como elas seriam administradas estão atualmente sob discussão por especialistas.
“Gostaríamos de garantir que o início da administração das doses de reforço seja feito sem problemas, com base na orientação de especialistas”, disse ele.
A declaração ocorre em meio a interesse aumentado em doses de reforço, visto que mais pessoas no Japão estão se vacinando.
O novo primeiro- ministro, Fumio Kishida, disse ao parlamento na manhã de terça-feira que planeja fazer com que as doses de reforço sejam custeadas com fundos públicos.
O ministério da saúde também anunciou na sexta-feira (1º) que a Pfizer fornecerá ao Japão mais 120 milhões de doses de vacinas contra Covid-19 a partir de janeiro de 2022.
Desde a terça-feira, cerca de 74% da população do Japão havia recebido suas primeiras doses, e cerca de 65% estão completamente inoculadas, de acordo com a NHK.
Fonte: Nippon