Embora o calendário mostre que é outubro, o oeste do Japão e outros lugares continuaram com altas diárias recordes e temperaturas médias excedendo muito aquela em um ano normal para os primeiros 10 dias do mês.
Entretanto, alívio está em vista.
Temperaturas similares às do verão provavelmente cairão a partir do fim desta semana, visto que ventos frios e secos devem vir do lado continental e trazer clima de outono ao país, de acordo com a Agência de Meteorologia do Japão – AMJ.
Em Tóquio, 8 dos 10 primeiros dias em outubro registraram faixa de temperatura máxima diária de 25ºC e 29,9ºC. Em 11 de outubro, o termômetro subiu para 29,3ºC.
Em comparação, houve somente 3 dias de 1º a 11 de outubro em 2020 que registraram essa faixa.
Desde as 16h de 11 de outubro deste ano, 120 locais por todo o Japão registraram a temperatura chegando aos 30ºC ou até 34,9ºC, estabelecendo recordes para outubro.
A AMJ disse que a temperatura média no primeiro trimestre de outubro foi 1,9 grau mais alta no norte do Japão, 2,8 graus mais alta no leste e 3 graus mais alta no oeste do arquipélago.
Em Hita (Oita), no oeste do Japão, o termômetro chegou a 35,7ºC em 3 de outubro, perto do recorde de 36ºC da nação para outubro.
Em Sapporo (Hokkaido), o termômetro registrou 27,3ºC em 4 de outubro, um recorde da cidade para o mês.
Em Aomori, bem ao sul de Hokkaido, a temperatura chegou a 30,3ºC em 4 de outubro, o dia mas recente do ano a atingir a marca de 30ºC na história da cidade.
O calor foi trazido por um sistema de baixa pressão no Oceano Pacífico, de acordo com a AMJ.
O sistema de alta pressão cobriu o arquipélago inteiro desde o início deste mês, com a atmosfera sobre o Japão quase similar àquela no verão.
Fonte: Asahi