O Facebook está planejando alterar seu nome por um focado no metaverso, segundo reportagem do Verge na terça-feira (19), visto que o gigante da tecnologia enfrenta críticas de reguladoras em todo o mundo sobre sua prática de negócios.
A companhia planeja anunciar o novo nome na próxima semana, divulgou o Verge, citando uma fonte com conhecimento direto do assunto. O Facebook quer ser conhecido além de uma mídia social, de acordo com a publicação da empresa de tecnologia.
O Facebook não comenta sobre rumor ou especulação, disse um porta-voz da companhia em resposta a uma pergunta sobre a potencial mudança de nome.
Além de sua rede de mídia social emblemática, o Facebook também detém o Instagram e o WhatsApp. Uma mudança de nome poderia posicionar as três megaplataformas sob uma marca Umbrella, similar à estrutura usada pelo Google, que é vinculado à companhia Alphabet.
A mudança de nome pode refletir a direção do Facebbok. O metaverso se refere aos esforços para combinar tecnologias de realidade virtual e aumentada em um novo domínio.
A ideia é criar um espaço similar à internet, onde usuários (via avatares digitais) podem caminhar e interagir uns com os outros. Em teoria, os usuários poderiam se sentar à mesa durante uma reunião virtual com colega remotos, e então ir até uma Starbucks para se encontrar com um amigo.
Uma alteração de marca poderia ser parte de um esforço para renovar a reputação do Facebook após um tsunami de más notícias ligadas à desinformação em suas plataformas, falhas de moderação de conteúdo e revelações sobre o efeito negativo que seus produtos têm sobre a saúde mental de alguns usuários.
Fonte: CNN