Deserto mais seco do mundo está colorido

O ‘deserto florido’ do Chile é uma janela sobre os efeitos da mudança climática.

A pata de guanaco e a ananuca amarela estão entre as 200 espécies de flores que podem desabrochar em um ambiente inóspito que recebe uma média de 0.01cm de chuva por ano.

Algumas partes do deserto podem seguir anos sem ver uma gota de chuva. As dunas de areia do deserto do Atacama são os locais mais secos da Terra.

Mas esse laboratório natural em torno de Copiapó, cidade a 800Km ao norte de Santiago, está oferecendo aos cientistas uma chance para estudar como tais espécies podem se adaptar a climas extremos.

Nesse caso ele é criado por um ecossistema complexo em que as sementes das flores podem ficar latentes no solo por décadas esperando chuva suficiente para permitir que venham à vida.

“Quando há uma certa quantidade de precipitação, que é estimada em cerca de 15 milímetros cúbicos, isso desencadeia um grande evento de germinação”, disse a bióloga Andrea loaiza da Universidade La Serena à AFP. A floração surpreendente é conhecida localmente como “deserto florido”.

A floração é irregular disse Loaiza, e a última significativa aconteceu em 2017. Mas isso pode não acontecer para sempre.

O ecossistema é “muito frágil porque ele já está no limite”, disse Loaiza, acrescentando que “qualquer interrupção poderia quebrar o balanço”.

Há mais de 200 espécies de flores no deserto do Atacama no norte do Chile e algumas podem não florescer por décadas.

É muito importante estudar essas espécies para compreender como elas sobrevivem em tais condições extremas, visto que especialistas dizem que o aquecimento global pode transformar muita regiões férteis em desertos como o Atacama.

Fonte: France 24

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Shimane: família brasileira é surpreendida com prêmios no museu

Publicado em 25 de outubro de 2021, em Sociedade

Um casal e dois filhos foram visitar um museu que está com uma collab do Pokémon e inesperadamente receberam presentes.

Família ganha presentes no museu de Shimane (TSK)

O Pokémon comemora 25 anos e volta a fazer sucesso em Matsue (Shimane). Na sexta-feira (22), uma loja estreou as figurinhas do personagem e formou-se uma longa fila de jovens.

Publicidade

Em outro local, o Museu Provincial Natural do Sanbe Sahimel, em Oda (Shimane) está com uma exposição intitulada Pokemon Fossil Museum, em comemoração aos 30 anos da instituição. 

A exposição inaugurada em 9 deste mês logo ganhou fama, chegando a 10 mil visitantes em poucos dias. 

Na quarta-feira (20), uma família de brasileiros foi a 10.000.ª a visitá-la, por isso, foi surpreendida com um ramalhete de flores, um Pokémon de pelúcia e ainda ganhou um passaporte especial. 

Essa exposição é divertida, pois enquanto as pessoas podem ver os fósseis coletados em todo o país, encontra semelhança com os personagens.

A exposição Pokemon Fossil Museum segue até 30 de janeiro de 2022. 

Museu Provincial Natural do Sanbe Sahimel

三瓶自然館サヒメル

Foto: HP

Além dessa exposição, o museu tem planetário, observatório astronômico e eventos. Por isso, vale a pena visitá-lo.

  • Local: cidade de Oda (toque aqui para abrir o mapa)
  • Estacionamentos: sim
  • Horário: 9h30 às 17h, com folga na terça-feira
  • Ingressos: ¥200 para crianças e estudantes (até o colegial) e ¥800 para adultos. Vale lembrar que dependendo da estação os preços mudam
Fontes: divulgação e TSK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão