Na segunda-feira (1.º) o Banco do Japão iniciou a distribuição de novas moedas de 500 ienes, elaboradas com a mais recente tecnologia para evitar falsificação.
Esta é a terceira geração da moeda de 500 ienes desde que foi emitida pela primeira vez em 1982, e é a primeira vez em 21 anos que o design foi renovado.
A característica da nova moeda é a utilização de um material com estrutura bicolor, composta de liga de cobre, zinco e níquel de cor dourada, cuproníquel e cobre. É fabricada combinando partes em forma de anel feitas de diferentes materiais e partes com uma estrutura de três camadas.
Tem 26,5 mm de diâmetro e 7,1 g de peso. Tem o mesmo tamanho da antiga moeda de 500 ienes, mas pesa 0,1 g a mais. Uma característica interessante é a borda da moeda, com riscos na transversal, inéditos no mundo.
As instituições financeiras como o Mitsubishi UFJ Bank começarão a trocar o dinheiro pela nova moeda a partir de quinta-feira (4).
O Banco do Japão pretende emitir 200 milhões de cópias em 2021. As moedas existentes continuarão em circulação, portanto, não há preocupação em trocá-las.
Fontes: Watch Impress e Yomiuri