Final de ano se aproximando, cidades iluminadas, canções e decorações natalinas coloridas por toda parte, shoppings e lojas intensificando as vendas de presentes, tudo se mostra encantador, mas para algumas pessoas nem tudo está tão lindo como se gostaria.
O sentimento de frustração, desânimo, angustia, sensação de vazio e de vida sem sentido pode acometer muitas pessoas, entre elas também os brasileiros no Japão, nesse período de festas e comemorações de final de ano.
Sabe aquele momento de balanço, quando lembramos daqueles que se foram, da família e amigos que se encontram distantes, quando paramos para contabilizar o que foi realizado durante o ano, o quanto conseguimos poupar e construir, o quanto dos nossos sonhos e projetos foram colocados em prática?
Pensando nisso, vai dando um aperto no peito, coração que dispara, o ar que vai ficando cada vez mais pesado e parece não conseguir entrar nos nossos pulmões, a boca que seca, uma vontade de chorar, outras vezes, vontade de sair correndo e gritar, todos típicos sintomas da ansiedade, gerados pelo estresse das cobranças internas e do próprio cotidiano.
Serão então nossas metas inalcançáveis? Será que nos cobramos demais? Será que deveríamos ter sido mais aplicados? Será que estou fazendo o certo?
Ficar se culpando ou buscando um culpado, não ajudará e não fará com que você se sinta melhor, pelo contrário, só causará mais dor, angustia, tristeza e fará com que os sintomas desagradáveis da ansiedade permaneçam.
Algumas dicas para brasileiros no Japão e todos os demais que se sintam dessa forma
- Reflita sobre o que pode ser importante para você no sentido de se sentir tranquilo (a) e em paz consigo e com o outro.
- Não se cobre demais, com certeza você fez o melhor que pode dentro das condições de sua vida.
- Viva o presente e organize-se para ajustar o seu tempo à suas tarefas e aos momentos de lazer.
- Não se preocupe em corresponder às expectativas dos outros.
- Tenha sempre em mente que ciclos terminam e outros começam, você pode tentar de novo.
- Foque nas metas não cumpridas e desejadas.
- Busque sempre dormir bem e fazer o que dá prazer.
- Permita-se ser você e por você.
Desejo a todos um final de ano repleto de alegrias e um novo ciclo cheio de novas possibilidades, autoconhecimento, saúde física e mental.
Se desejar conversar, agende uma consulta On-line! Contatos abaixo!
Se deseja conversar, desabafar ou busca orientações, entre em contato com a autora e solicite atendimento online. É mais prático e eficaz do que se imagina. Link no card abaixo.