No mercado de câmbio de Tóquio, o dólar está cada vez mais valorizado. Na manhã de quarta-feira (20) a taxa de câmbio chegou a 129,31 ienes.
Seguiu a tendência do mercado de Nova Iorque, de terça-feira (19), quando o dólar americano foi negociado a 129,28 ienes.
No mercado externo na manhã do dia 20, com a alta das taxas de juros de longo prazo nos Estados Unidos, o movimento de compra de dólares com rendimentos mais altos e venda de ienes se fortaleceu, e o câmbio do iene caiu para o patamar de 129.
Fazia 20 anos exatamente que o Japão não tinha essa desvalorização, desde abril de 2002. Até a primeira quinzena de março deste ano, o dólar estava na faixa dos ¥115, mas em pouco mais de um mês, a diferença negativa chegou a 15 ienes.
“As taxas de juros de longo prazo do país atingiram o limite superior da faixa de flutuação mostrada pelo Banco do Japão ontem, e a atenção está focada em saber se ele tomará medidas para comprar uma grande quantidade de títulos do governo em para conter o aumento das taxas de juros”, analisou uma fonte do mercado.
Fontes: NHK e JNN