Uma política na Alemanha disse que o país pode considerar o impensável: cancelar seu famoso festival da cerveja, o Oktoberfest, devido a uma escassez de gás causada pela Rússia.
Rosi Steinberger, uma política no estado da Baviera, disse que estava ponderando sugerir que Munique cancele a Oktoberfest neste ano, visto que o fornecimento de gás no país fica cada vez mais apertado, divulgou o New York Times na sexta-feira (29).
O Oktoberfest, o festival de vários dias em Munique que atrai milhões de pessoa a cada ano, está programado para retornar no fim de setembro após um intervalo de 2 anos causado pela pandemia de covid-19.
Ameaçando a celebração, entretanto, está uma nova medida de emergência aprovada pelo Conselho da União Europeia (UE) em 28 de julho que terá seus estados membros cortando o consumo de gás em 15% de agosto a março.
A Rússia está “usando continuamente fornecimentos de energia como arma”, disse o conselho em uma declaração na semana passada.
A Alemanha, que é altamente dependente do gás russo, está sentindo a pressão da crise de energia. Cidades em todo o país, incluindo Munique, foram forçadas a se voltarem para iniciativa de economia de energia, como limitar os sistemas de aquecimento e de iluminação.
Fonte: Businnes Insider