O imperador emérito do Japão, Akihito, pai do atual imperador Naruhito, fez 89 anos de idade.
Ele marcará a ocasião nesta sexta-feira (23) com uma cerimônia simples em sua residência em Tóquio, com a participação do imperador Naruhito e da imperatriz Masako.
O imperador emérito foi diagnosticado com insuficiência cardíaca em julho, mas autoridades da Agência da Casa Imperial dizem que sua condição parece estar melhorando com tratamento.
Ele também foi submetido a uma cirurgia de catarata e glaucoma em setembro.
A Agência da Casa Imperial e fontes dizem que o imperador emérito caminha pelo jardim todas as manhãs e fins da tarde, e acena de volta quando vê pessoas em prédios próximos acenando para ele.
Akihito retomou a prática de violoncelo e tem aulas duas vezes por mês. Sua esposa, a imperatriz emérita Michiko, participa de tempos em tempos para ouvir sua música.
O imperador emérito também visita o Laboratório Biológico no Palácio Imperial duas vezes por semana para continuar sua pesquisa sobre gobioides, espécie de peixe a qual ele estuda há muitos anos.
A Agência da Casa Imperial diz que o casal lê em voz alta redações e livros da época em que eles eram estudantes.
Akihito e Michiko se mudaram para a Propriedade Asakasa em abril no distrito de Minato em Tóquio, onde o casal viveu mais de 30 anos após se casarem.
Fonte: NHK