A Toyota Motor disse na segunda-feira (26) que vendeu 9.56 milhões de veículos no mundo de janeiro a novembro, no mesmo nível de 2021, colocando-a no caminho para ultrapassar a Volkswagen e liderar o mercado global pelo 3º ano consecutivo.
Ela vendeu 2.14 milhões de veículos a mais do que a Volkswagen, incluindo aqueles das montadoras do grupo Daihatsu e Hino. A companhia alemã, cujas vendas nesse período caíram 9% no ano, precisa mais do que triplicar sua média de vendas mensais de 2022 em dezembro a fim de superar a Toyota para o ano todo.
A Toyota provavelmente vai superar a Volkswagen sem as vendas do grupo também.
Grandes projeções na China e no Sudeste Asiático deram uma ajuda para a Toyota neste ano, embora a indústria em geral tenha enfrentado dificuldades para atender a demanda, visto que problemas como a escassez global de semicondutores paralisou a produção.
A Volkswagen não foi muito bem na Ásia, com queda de 6% nas vendas na China e apenas 6% no restante da região Ásia-Pacífico.
A Toyota teve dificuldades na América do Norte e Japão, onde as vendas caíram cerca de 10% em cada mercado com a escassez de semicondutores reduzindo o fornecimento de modelos de alta performance que usam grandes quantidades de chips.
A Volkswagen continua bem à frente da Toyota em veículos elétricos, considerada uma área de futuro crescimento para a indústria.
A montadora alemã vendeu 360 mil elétricos nos primeiro três trimestres de 2022, alta de 25% no ano. Já a Toyota comercializou apenas 20 mil e foi forçada a emitir um recall para o modelo bZ4X, seu primeiro modelo elétrico produzido em massa.
Fonte: Asia Nikkei