Por volta das 16h de terça-feira (26), a dona de uma loja de souvenirs ligou para a prefeitura da cidade de Sobetsu (Hokkaido), informando que parte do domo de lava estava desmoronando. Depois, outros residentes comunicaram o mesmo.
O fenômeno assustou os moradores por causa do estrondo, mas ao parecer, a atividade parou logo e ninguém foi ferido. A área onde se formou o que se parece uma montanha é um dos pontos turísticos da cidade.
O domo de lava Showa Shinzan, com 398 metros de altura, surgiu em 1944, quando ocorreu uma atividade vulcânica em um local que era uma propriedade de cultivo de trigo. Ainda hoje é possível ver a fumaça vulcânica e sentir essa forte energia da terra.
O porta-voz do observatório meteorológico afirmou que não havia sinais confirmados de erupção, por isso “não é considerado um fenômeno vulcânico”. Disse que esse domo de lava tem lacunas entre as rochas por não ter sido bem compactado, o que pode ter sido a causa do desmoronamento.
Outro fator que pode ter provocado o desmoronamento pode ser a absorção da umidade, o que costuma ocorrer na primavera, com o degelo.
Fontes: Mainichi, UHB, Pref. e Hokkaido Shimbun