A provedora de telecomunicações NTT se juntou com a Amazon para lançar um serviço de internet via satélite no Japão com um teste programado para 2024, disseram as companhias na terça-feira (28), em uma ação destinada a desafiar a operadora rival SpaceX no setor novato.
O serviço de banda larga da Amazon, o Projeto Kuiper, começou com o lançamento de dois protótipos de satélite em outubro.
O grupo de e-commerce planeja estabilizar uma constelação de 3.236 satélites em órbita terrestre baixa (LEO) e fornecer conexões de banda larga em todo o mundo.
A Starlink da SpaceX já tem mais de 5 mil satélites em LEO e a companhia americana vem trabalhando com a provedora de telecomunicações japonesa KDDI para fornecer serviços de banda larga via satélite no Japão desde 2021.
As parceiras japonesas da Amazon incluem a NTT, suas unidades de telecomunicação internacional e móvel, assim como a Sky Perfect JSAT, uma emissora via satélite.
O grupo disse em uma declaração que seu serviço estará disponível para empresas e organizações governamentais.
“As companhias planejam usar o Projeto Kuiper para fornecer aos seus clientes novas opções de conectividade para construir redes de comunicações flexíveis”, disse a declaração.
Um porta-voz da NTT disse que um serviço de venda para clientes individuais está sob consideração.
Fonte: Asia Nikkei