Coreia do Norte lança míssil balístico na noite de domingo

Antes das 23h de domingo o governo japonês confirmou o lançamento de um míssil balístico pela Coreia do Norte.

Foto ilustrativa de bandeira da Coreia do Norte (NHK)

Às 22h43 de domingo (17), o Ministério da Defesa do Japão (MOD) anunciou que um possível míssil balístico foi lançado da Coreia do Norte.

Publicidade

A mesma informação foi confirmada pelo Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul (JCS), segundo a agência de notícias Yonhap News. Acredita-se que o míssil balístico tenha sido lançado em direção ao Mar do Leste (Mar do Japão), por volta das 22h42.

O MOD está reunindo informações para determinar se há algum impacto no Japão.

Esse foi o 20.º lançamento este ano. O governo japonês convocou uma reunião de emergência composta por pessoal dos ministérios e agências relevantes no gabinete do primeiro-ministro. Foi emitido um aviso para as embarcações marítimas tomarem cuidado. Mais tarde, às 23h08, a Guarda Costeira do Japão informou que o míssil caiu fora da zona econômica exclusiva (ZEE) do país.

O lançamento ocorreu dois dias depois de o Primeiro Vice-Conselheiro de Segurança Nacional da Coreia do Sul, Kim Tae-hyo, ter dito que o Norte poderia disparar um míssil balístico intercontinental ainda este mês.

A última vez que a Coreia do Norte disparou um míssil balístico foi em 22 de novembro, mas aparentemente falhou, segundo o JCS.

Fontes: News Digest, NHK e Yonhap News Agency

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Depois de 2 meses, primeiro tufão de dezembro

Publicado em 17 de dezembro de 2023, em Tempo

Este ano a média de ocorrência de tufões é baixa. O Jelawat é o 17.º do ano.

O tufão Jelawat seguirá para as Filipinas (Yahoo!)

Às 10h30 de domingo (17) a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) anunciou sobre a formação do 17.º tufão do ano, o Jelawat, atribuído pela Malásia, nome de um dos peixes de água doce.

Publicidade

Formou-se a leste da ilha Mindanao, nas Filipinas, com 1.002hPa, tem área de tempestade de 720 quilômetros e segue em direção às demais ilhas do país.

Já se passaram cerca de dois meses desde o último tufão. A média de ocorrência de tufão em dezembro é de 1, portanto normal, porém, este ano as ocorrências são cerca de 30% menores do que a média anual normal, ou seja, de 24.

Ao verificar as estatísticas, iniciadas em 1951, o ano de 2010 foi o que teve o menor número de tufões, de apenas 14, seguido de 1998 com 16. Assim, este ano poderá ser o terceiro no ranking de menores ocorrências.

Fontes: AMJ, WeatherNews, News Digest e Yahoo!

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão