No fim de semana ocorreram avalanches e várias pessoas ficaram feridas. Além disso, há desaparecidos e ocorreu uma morte.
No sábado (2) ocorreu uma no Daisen (monte), na província de Tottori, a uma altitude aproximada de mil metros, com 3 homens envolvidos. Um deles, de 72 anos, foi salvo, mas dois de 52 e 55, de Fukuoka, ainda estão desaparecidos e as buscas continuam na segunda-feira (4).
10 envolvidos na avalanche em Nagano
A outra avalanche ocorreu por volta das 11h de sábado, a uma altitude de aproximadamente 1,4 mil metros do Monte Kazafuki, na vila de Otari (Nagano). Cerca de 10 pessoas de 2 grupos foram envolvidas, sendo que dois homens – um de Osaka e outro de Toyama – foram resgatados de helicóptero por volta das 13h30 e levados ao hospital.
As oito pessoas conseguiram escapar por conta própria e desceram a montanha, chegando por volta das 16h30. Todas as pessoas estavam praticando esqui freeride, ou fora da pista.
Avalanche em Hokkaido
Segundo a prefeitura de Rishirifuji (Hokkaido), de um grupo de 8 pessoas que estavam praticando snowboard freeride, 4 foram apanhadas por uma avalanche no monte Rishiri, de 1,7 mil metros.
Entre eles, um guia teve fratura na perna, uma mulher foi socorrida em estado crítico e dois conseguiram sair ilesos. Mais tarde, soube-se que a mulher não resistiu.
Fontes: NHK, ANN e FNN