Cerca de 100 mil garrafas de saquê espumante estão sendo retiradas das prateleiras de estabelecimentos no Japão devido a um risco de danos renais ligados à cor rosa atraente da bebida.
A Takara Shuzo Co. anunciou o recall de aproximadamente 18 mil garrafas de 750ml e 78 mil de 300ml do Mio Premium Rose em 23 de março.
A cor rosa atraente do saquê espumante vem de um grão de malte, o benikoji, que foi recolhido pela sua fabricante, a Kobayashi Pharmaceutical Co., um dia antes.
Embora nenhum problema de saúde tenha sido reportado com o Mio Premium Rose desde que foi lançado em janeiro, a Takara Shuzo está retirando o saquê das prateleiras a pedido da companhia farmacêutica.
Consumidores podem se consultar sobre o recall ou relatar problemas de saúde ao ligar para a companhia de bebidas alcoólicas pelo 0120-222-501.
A Kobayashi Pharmaceutical recolheu 300 mil unidades de 5 produtos contendo benikoji, incluindo o suplemento Benikoji Coleste Help, após relatos de problemas de saúde.
De acordo com a companhia, 26 pessoas foram hospitalizadas por problemas renais após consumirem o produto contendo benikoji.
Oitenta por cento do benikoji produzido foi vendido para cerca de 50 empresas comerciais, fabricantes de alimentos e outros negócios.
Fonte: Asahi