Clínicas no Japão estão constatando um aumento no número de pacientes reclamando de febre, visto que infecções por coronavírus estão se espalhando por todo o país.
Na quinta-feira (18), um fluxo contínuo de pacientes com febre foi visto em uma clínica do distrito de Shinjuku (Tóquio) pela manhã.
Um homem na faixa dos 40 anos tinha febre de 38ºC e garganta inflamada. Testes confirmaram que ele estava infectado com covid-19.
Ele reportou que não teve contato com indivíduos infectados.
Dos 24 pacientes examinados na clínica na quinta-feira, 11 testaram positivo para coronavírus.
Segundo a clínica, por dia, 10 pessoas estavam testando positivo desde o fim do mês passado, quando o número de pacientes com covid-19 começou a crescer.
O número médio de pacientes com coronavírus confirmado em instituições médicas selecionadas em todo o Japão para a semana até domingo (14) foi de 11.18. Isso é 1.39 vez maior do que a semana anterior e marca o 10º aumento semanal consecutivo.
Sintomas de coronavírus, incluindo febre e dor de garganta, lembram aqueles da gripe comum, dificultando distinguir as doenças.
Médicos dizem que a covid-19 é mais contagiosa.
Outras doenças infecciosas, incluindo mão-pé-boca, também estão se espalhando.
O diretor da clínica disse que como as férias de verão começam e interações com outros aumentam, todos devem implementar medidas básicas de controle de infecção, como lavagem as mãos, ventilação e uso de máscara se estiver tossindo.
Fonte: NHK