Conheça o comediante Gustavo Jacob

Gustavo Jacob, um talento emergente do humor brasileiro contando histórias e vivências que hoje enriquecem suas performances no palco.

O Portal Mie tem o prazer de apresentar uma conversa inspiradora com o comediante Gustavo Jacob, um talento emergente do humor brasileiro. Natural de São Paulo e criado em Itapevi, Gustavo já percorreu uma jornada única antes de encontrar sua vocação na comédia. De cozinheiro a professor de informática, passando pela experiência de administrar uma Lan House e trabalhar com automação predial, ele acumulou histórias e vivências que hoje enriquecem suas performances no palco.

Publicidade

A comédia surgiu como um refúgio e, ao mesmo tempo, uma arma contra o bullying que enfrentou na escola. Transformando situações difíceis em risadas, Gustavo encontrou no humor uma maneira de se conectar com as pessoas e superar desafios. Inspirado por grandes nomes como Danilo Gentili, Diogo Portugal e Jô Soares, ele começou sua carreira com um show para amigos em 2018, evento que mudou o rumo de sua vida.

Gustavo participou de um concurso organizado pelo comediante Luiz França, onde, apesar de ficar em segundo lugar, foi premiado com a chance de realizar shows no Japão devido à desistência do vencedor. Paralelamente, durante a pandemia, uniu amigos em lives para a internet, cozinhando e distribuindo comida, um gesto de solidariedade que marcou sua trajetória e fortaleceu conexões importantes na sua carreira.

Além de comediante, Gustavo também é roteirista, e nesta entrevista ele compartilha suas experiências, expectativas para os shows no Japão, e o impacto de conhecer uma de suas maiores inspirações, Diogo Portugal.

Portal Mie: O humor foi sua saída para lidar com o bullying na escola. Em que momento você percebeu que fazer piadas poderia transformar essas situações?
Gustavo Jacob: Quando eu respondia as agressões verbais com piada, isso gerava risos, tanto do agressor quando de quem estava por perto. Acredito que o bullying é feito por pessoas que sentem que são diferentes dos “agredidos” e o humor quebra esse muro.

Portal Mie: Quem mais te inspirou no humor além de Danilo Gentili, Diogo Portugal e Jô Soares?
Gustavo Jacob: Antes de subir em um palco pela primeira vez, minhas referências já eram Danilo Gentili, Rafinha Bastos, Diogo Portugal e Mhel Marrer.

Portal Mie: O show que você fez em 2018 para amigos foi um divisor de águas. O que mais te marcou naquela apresentação?
Gustavo Jacob: O primeiro show foi marcante, mas o momento mais impactante pra mim foi quando contei uma história triste que adaptei com piadas e vi que é possível transformar momentos ruins em risos.

Portal Mie: De onde veio a ideia de fazer lives com amigos para a internet, cozinhando e distribuindo comida?
Gustavo Jacob: A ideia foi do Luiz França, na pandemia todos estavam com a saúde mental impactada e reunir as pessoas para ajudar quem precisava foi muito importante para todos.

Portal Mie: Essa iniciativa aproximou você de muitas pessoas. Como foi o impacto de conhecer Luiz França nesse período?
Gustavo Jacob: Já conhecia o Luiz França da TV com o personagem Quincas e com a comida dos astros, fazer shows com ele me apresentou para muita gente importante e claro, hoje o Luiz é um grande amigo.

Portal Mie: Ser roteirista e comediante exige criatividade em diferentes formatos. Como você equilibra essas duas funções?
Gustavo Jacob: A comédia é complexa e apaixonante! Quando eu escrevo para um outro comediante, imagino a piada na voz dele, como quando imagino uma piada para uma série penso na voz do personagem. Então tudo é questão de adaptar a mídia que a piada vai ser contada.

Portal Mie: Existe algum projeto ou roteiro que você sonha em transformar em realidade?
Gustavo Jacob: Sonho em um dia fazer uma série ou filme contando minha história com a música e o futebol, que tiveram um papel importante na minha vida e na vida de muita gente.

Portal Mie: Você já conheceu o Diogo Portugal, uma das suas inspirações. Como foi essa experiência e que impacto ela teve na sua trajetória?
Gustavo Jacob: O Diogo é uma inspiração para mim e para toda comédia brasileira, se mantém atualizado tanto nos textos quanto nos formatos que trabalha, e pra mim é muito legal fazer shows com ele e saber que faço parte dessa história, nem que seja um pouco.

Portal Mie: Como foi participar do concurso promovido pelo Luiz França e acabar recebendo o prêmio da viagem ao Japão?
Gustavo Jacob: Foi uma experiência marcante, aprendi muita coisa e conheci pessoas incríveis! Acredito que foi um novo divisor na minha carreira.

Portal Mie: Quais são suas expectativas para os shows de comédia no Japão?
Gustavo Jacob: Estou ansioso, os brasileiros que estão no Japão são muito trabalhadores e dedicados e quero muito levar um momento de alegria!

Agradecimentos
A comédia me salvou literalmente em muitos momentos, inclusive conheci pessoas, que hoje são meus amigos e ídolos como Rodrigo Cáceres, Bernardo Veloso, Chesman Padim e Osvaldo Barros. Claro que o apoio incondicional dentro de casa também foi importante, minha esposa sempre me apoiou.
Se eu puder deixar uma dica é: consuma mais comédia e será menos consumido pela vida.

Reportagem
Clayton Moraes – Fotógrafo & Colunista
Fotos – cedidas

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão