
Curso previsto, de Kyushu a Tokai (Yahoo!)
O 15.º tufão do ano formou-se a leste de Amami Oshima (Kagoshima), no sul do Japão, às 3h de quinta-feira (4), informou a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ), conforme estava previsto.
Foi nomeado Peipah por Macau, se referindo a um peixe ornamental popular.
O tufão Peipah se formou com pressão atmosférica central de 1002 hPa, está com velocidade máxima de 25 m/s (90 km/h) e uma área de tempestade de 280 quilômetros de diâmetro.
Artigos relacionados
Segundo a previsão da AMJ, se move de Amami ao sul de Kyushu, devendo tocar o solo ainda na quinta-feira.
No dia seguinte, deverá assolar a região de Shikoku e se dirigir sequencialmente para Kinki, Tokai e Kanto até sábado (6).
Até a manhã de sexta-feira (5), os índices pluviométricos previstos são de 300 mm em Shikoku, 200 mm em Kyushu e 180 mm em Tokai.
Além disso, é provável que ocorra a faixa de precipitação linear nas províncias de Miyazaki e Oita, Kochi, Tokushima e Ehime em Shikoku, em Aichi, Gifu, Mie e Shizuoka em Tokai, o que pode levar a um aumento repentino no risco de desastres.
Recomenda-se preparativos antecipados para quem reside nessas províncias, como recolher objetos, vasos de plantas, bicicletas e outros do quintal, verificar as calhas, separar alimentos de fácil preparo em caso de corte de energia elétrica, preparar as lanternas e o ventilador portátil com bateria, recarregar as baterias portáteis, providenciar água para usar no banheiro, água para beber, etc.
Por causa do tufão Peipah a AMJ já emitiu aviso de cuidado com a tempestade (em amarelo) para diversas províncias, com ventos fortes, raios, chuva e riscos de enchentes ou deslizamentos. As marcadas em vermelho são as sob alerta de inundação. O aviso e o alerta podem mudar, conforme o movimento do tufão.
Este é o primeiro tufão de setembro, mês cuja média é de 5, portanto, são esperados outros mais.

Províncias em amarelo sob aviso de cuidado com tempestade e raios (AMJ)
Fontes: Weather News, Yahoo!, AMJ, Tenki e NHK







